Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tecnologia auxilia a reduzir perdas de insumos no varejo alimentar

Postado por Redação em 17/03/2025 em Notícias

Compartilhar:

Empresa ajuda a reduzir perdas de insumos, contribuindo para a melhor gestão financeira e gerando economia de até 30% 

Tecnologia auxilia a reduzir perdas de insumos no varejo alimentar
Gabriel Sendacz, Pedro Carvalho e Raymond Shayo, fundadores da Cayena . Foto: Divulgação

De acordo com o Instituto Pacto Contra a Fome, 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil. Ainda segundo o HUB, o país joga fora 55,4 milhões de toneladas de alimentos por ano — o que significa um desperdicio de 8 vezes o necessário para alimentar a população em situação de fome. Parte desse desperdício está atrelado a processos ineficientes, falta de previsibilidade na demanda e dificuldades na cadeia de suprimentos do varejo e food service. Diante desse cenário, a digitalização e a inteligência de mercado se tornam aliadas para mudar essa realidade.

"A falta de acesso a preços justos, além da própria variabilidade constante do mercado, é uma das grandes ameaças à segurança alimentar. Com a digitalização e otimização de compras, conseguimos garantir uma gestão mais eficiente, minimizando perdas e otimizando os custos operacionais", explica Gabriel Sendacz, cofundador do marketplace Cayena, que oferece formas de otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a previsibilidade financeira de restaurantes, padarias, mercados e outros estabelecimentos, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos insumos, evitando compras excessivas e reduzindo perdas desnecessárias.

O marketplace tem investido em tecnologias que auxiliam diferentes perfis de estabelecimentos a reduzir custo de compra de insumos e, consequentemente, melhorar a oferta de preços aos consumidores finais. Essas soluções permitem que o setor de alimentação opere de forma mais sustentável, garantindo acesso a produtos de qualidade com preços competitivos e na quantidade adequada. 

"Nosso objetivo é dar mais previsibilidade aos estabelecimentos e reduzir os gargalos da cadeia de suprimentos, especialmente em um momento em que eventos climáticos e econômicos afetam diretamente o acesso a preços justos nos alimentos. Com tecnologia, podemos criar uma cadeia mais sustentável e eficiente", acrescenta Sendacz. 

A empresa possui um amplo portfólio, permitindo diversificar as opções de compra, atender às necessidades específicas de cada estabelecimento, evitando escassez e garantindo um abastecimento mais eficiente. Dessa forma, a tecnologia não só melhora a eficiência operacional, mas fortalece a segurança alimentar ao minimizar perdas de insumos e ampliar o acesso a produtos essenciais. 

“Embora nosso foco esteja na eficiência operacional e financeira, entendemos que as nossas soluções contribuem também para questões mais amplas, como a redução do desperdício e a segurança alimentar. Afinal, um setor mais organizado e que, portanto, desperdiça menos, impacta toda a cadeia produtiva e o acesso da população a alimentos”, completa Sendacz.

No atual cenário de instabilidade econômica e climática, a digitalização do food service se torna uma necessidade para garantir a longevidade dos negócios e um setor mais equilibrado.

Postado por Redação em 17/03/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.