SONDA Brasil investe R$ 5,6 milhões em P&D para o agronegócio
Postado por Redação em 05/08/2024 em MercadoEmpresa lançou também aplicações para rastreabilidade do gado de corte e aumento da taxa de reprodução de frango
Reprodução: Web
De acordo com o estudo “Agricultura Digital no Brasil”, realizado pela Embrapa, Sebrae e Inpe, e que abrangeu mais de 500 municípios em todos os estados, cerca de 84% dos agricultores já adotaram pelo menos uma tecnologia digital para apoiar suas atividades de produção agrícola. Em resposta a essa demanda, a SONDA Brasil, empresa de Transformação Digital, investiu R$5,6 milhões em uma área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em sua vertical de agronegócio para acelerar a criação de soluções voltadas ao setor.
O valor foi investido para colocar no mercado duas aplicações voltadas à produção no agronegócio, que integram várias tecnologias e pavimentam a criação de novos produtos e serviços customizados.
O primeiro sistema desenvolvido, e já disponível no mercado, reúne Blockchain, sensores IoT (Internet das Coisas), geolocalização, conectividade e automação para realizar a rastreabilidade no processo de boi de corte, passando pelas etapas de seleção genética, nutrição, sanidade e manejo, até a venda ao consumidor final nas gôndolas dos supermercados.
Cada evento que acontece na vida do gado, e que interfere na saúde e qualidade final da carne, como histórico de vacinas, indicadores de saúde, documentações governamentais como a Guia de Trânsito Animal (GTA), entre outros, são registrados na plataforma baseada em blockchain de maneira sequencial, o que garante segurança e transparência na informação ao consumidor final.
“Essa tecnologia possibilita que toda a cadeia tenha mais transparência sobre a criação de gado de corte, auxiliando no cumprimento de obrigações sanitárias, além de garantir ao consumidor final uma carne de qualidade, com procedência que pode ser verificada por meio do QR Code nas embalagens”, revela o diretor da vertical de agronegócio da empresa, Rafael Munhoz.
Já a segunda solução tem como objetivo otimizar o processo de fecundação e reprodução de frangos. Baseada em imagem computacional e Inteligência Artificial, a aplicação permite que a equipe veterinária identifique os frangos com menor índice de reprodução e faça uma análise dos possíveis fatores que levaram à queda de acasalamento na granja, como temperatura do ambiente, saúde e nutrição dos animais, possíveis doenças ou ferimentos, entre outros. Ao fazer esse estudo, os veterinários têm informações precisas para tomadas de decisões, executando ações voltadas para o aumento da taxa de fecundação.
“Enquanto o produtor se concentra no dia a dia da sua produção, a SONDA Brasil, como empresa especialista em tecnologia, ajuda a garantir que a sua propriedade se mantenha produtiva frente aos desafios do mercado”, explica Munhoz.