Sistema de monitoramento agrometeorológico da Embrapa ganha nova versão
Postado por Redação em 05/07/2024 em NotíciasAvaliações mostram que o Agritempo gerou, até agora, impacto econômico de quase R$ 79 milhões
Reprodução: Embrapa
O Agritempo, sistema de monitoramento agrometeorológico desenvolvido pela Embrapa Agricultura Digital (SP) e parceiros, ganhou uma nova versão, lançada nesta sexta-feira, 5, em evento realizado no Auditório do GGBS da Unicamp, em Campinas-SP.
A tecnologia é utilizada em 1.643 estações meteorológicas e disponibiliza informações diárias e gratuitas a todos os municípios brasileiros. Desde o início da aferição dos impactos econômicos da tecnologia, em 2007, até 2023, foram computados quase 79 milhões de reais.
Do preparo do solo à colheita e transporte dos produtos, o planejamento da atividade agrícola depende do monitoramento do clima. O sistema considera séries históricas de 30 a 100 anos e, a partir do cruzamento de dados, gera boletins, gráficos e mapas, informações que alimentam modelos preditivos sobre o desempenho agrícola das culturas.
A tecnologia tem passado por aperfeiçoamentos que buscam oferecer funcionalidades adicionais por meio de novas ferramentas digitais, com melhorias na interface com o usuário, especialmente.
Antes do lançamento do sistema, segundo a pesquisadora Luciana Romani, da Embrapa Agricultura Digital, não era possível acessar dados de todos os municípios. As informações não eram integradas, estavam dispersas em vários locais e em diferentes formatos, dificultando a consulta.
“Com seus 20 anos, o Agritempo se mantém inovador, visto que não existe até o momento um sistema provedor que entregue os mesmos produtos e informações de forma inteiramente gratuita e com a mesma abrangência territorial”, avalia Romani.
Renata Gonçalves, pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, da Universidade Estadual de Campinas (Cepagri/Unicamp), parceiro da Embrapa no desenvolvimento do Agritempo, reforça que a tecnologia se mantém pertinente por duas décadas porque tem conseguido acompanhar as demandas do setor. “O sistema Agritempo permite aos usuários flexibilidade no uso dos recursos computacionais e acesso, em tempo real, às informações meteorológicas e agrometeorológicas”, conta.