Pesquisa traça perfil do produtor rural e aponta adesão ao e-commerce
Postado por Redação em 30/01/2025 em NotíciasLevantamento da ABMRA possui abrangência nacional e consultou produtores de pequeno, médio e grande porte
Reprodução
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) traçou o perfil do produtor rural brasileiro, revelando que 80% deles seguem a profissão por tradição familiar.
A pesquisa possui abrangência nacional e consultou produtores de pequeno, médio e grande porte. Ao todo, foram entrevistados mais de 3.000 pessoas, entre agricultores e pecuaristas. O mesmo estudo também aponta a frequência de compras para a propriedade feitas por meio da internet no último ano.
Cerca de 25% dos entrevistados compraram algum produto agropecuário por meio do e-commerce e 30% pretendem comprar no próximo ano. Os produtos e serviços mais procurados foram defensivos, peças de reposição, adubos e fertilizantes, sementes e equipamentos agrícolas, respectivamente.
Segundo Renato Campos, diretor da Motocana, empresa de equipamentos para movimentação de carga, a tradição é um fator muito forte até hoje no setor. “Temos clientes que há três gerações estão conosco, pois somos uma empresa muito tradicional que está no mercado há 66 anos. O avô começou a comprar um equipamento, esse costume passou para o filho e hoje o neto é nosso cliente também. Assim como a tradição é mantida no cultivo e na produção, ela também se reflete nas escolhas de produtos e fornecedores dos produtores”, explica.
A Motocana iniciou há dois anos a digitalização dos serviços e os ganhos advindos dos canais digitais de venda já trazem resultados. “Apostamos no digital justamente para atender a geração mais jovem que começou a comprar por influência da família e que está muito mais presente nas redes sociais,” afirma Campos.
A empresa registrou um aumento de 40% na procura dos orçamentos, o que representou um ganho real de 11% na venda dos equipamentos na comparação entre 2023 para 2024.