Parceria entre Hexagon e Analítica irá integrar dados de diferentes fontes
Postado por Redação em 19/03/2025 em NotíciasAcordo visa a democratização do uso de dados, inclusive para pequenos produtores do mercado local brasileiro
Foco é aumentar a eficiência no agronegócio. Divulgação
Um dos principais gargalos das tecnologias no agronegócio é a grande quantidade de dados que são gerados, que muitas vezes não são integrados e, consequentemente, não são utilizados. Para resolver essa lacuna, a divisão de Autonomy & Positioning da Hexagon, empresa global de tecnologia, fez uma parceria de colaboração estratégica com a Analítica, companhia de soluções para o agro sediada em Ribeirão Preto (SP), centralizando todos os dados que seu cliente precisa em uma única plataforma.
“Além de evoluir constantemente em nossas soluções de geoposicionamento, agricultura de precisão e planejamento e monitoramento de operações, ouvimos o mercado sobre a demanda por integração com dados vindos de outras fontes como drones, sistemas de abastecimento, imagens de satélites, estações meteorológicas, softwares de gestão, entre outros e decidimos agregar na nossa entrega o compilador de dados Metrics, da Analítica, integrando todas as informações de desempenho que o cliente precisa. Com isso, oferecemos um serviço ainda mais completo, inclusive ampliando nossos serviços de suporte e pós-vendas,” explica Fabio Perna, diretor Comercial e Serviços agrícola da divisão de Autonomy & Positioning da Hexagon.
Juntas, as empresas querem criar um hub de integração e padronização de dados de diferentes fontes, para levar decisões até a ponta, utilizando tecnologia para reduzir ou eliminar dados represados, tempos improdutivos e outros desperdícios, sem necessidade de interferência de profissionais para análise e tomada de decisão.
“O produtor não precisará mais gerenciar dados fragmentados. Um assistente virtual faz tudo isso de forma simples, apoia operadores e gestores e o resultado pode ser customizado da forma como o cliente quiser. No fim do dia, ele vai ter mais lucro na sua operação, reduzindo o desperdício no consumo de água, de combustível, de químicos, de mão de obra, de manutenção, entre outros, através de recomendações automatizadas com IA”, explica a COO da Analítica, Melina Cais.
O acordo entre as empresas visa a democratização do uso da plataforma também por pequenos produtores, baseado nos canais de venda e modelo de precificação diferenciado da Analítica, permitindo que os dados destes sejam visualizados e tenham as mesmas oportunidades que produtores maiores recebem na aquisição de insumos, máquinas, seguros e na venda de sua produção, através da rastreabilidade de produtos, processos e decisões.
“O nosso foco é aumentar a eficiência no agronegócio, eliminando as desconfianças do produtor quanto à tecnologia, alto investimento e necessidade de profissionais caros”, complementa Perna.
A expectativa é que clientes atuais e futuros possam usufruir da oferta do novo serviço e as condições especiais para a expansão, inclusive com direcionamento de dados de sistemas de terceiros utilizados por eles.