Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Digitalização e automação do campo transforma perfil dos profissionais da área agrícola

Postado por Redação em 15/12/2025 em Notícias

Compartilhar:

O perfil do mecânico agrícola passou a exigir domínio de sistemas eletrônicos, softwares embarcados e plataformas digitais

Digitalização e automação do campo transforma perfil dos profissionais da área agrícola

A profissão de mecânico agrícola está passando por uma mudança estrutural na profissão, onde a digitalização e a automação avançam em ritmo acelerado. O perfil do mecânico agrícola deixou de ser associado exclusivamente à manutenção e passou a exigir domínio de sistemas eletrônicos, softwares embarcados e plataformas digitais de diagnóstico.

Essa transformação reflete o alto nível tecnológico presente nas máquinas agrícolas, que integram soluções avançadas para aumentar a eficiência, a precisão e a sustentabilidade no campo. Para esses profissionais a capacitação contínua é fundamental para atender às novas demandas da mecanização agrícola.

Bruno Pianca, gerente de serviços da Massey Ferguson, explica a mudança no perfil profissional.“As principais habilidades para o mecânico agrícola hoje envolvem a capacidade de navegar pelas tecnologias presentes, incluindo interpretação de sistemas eletrônicos e conhecimento em diagnóstico. O conhecimento mecânico permanece essencial, mas agora precisa caminhar junto com a competência digital para permitir análises completas e precisas”, afirma.

A qualificação constante tornou-se indispensável para que esses profissionais consigam atuar de forma eficiente. Profissionais experientes buscam se adaptar às novas demandas, enquanto uma nova geração de jovens, com formação técnica e familiaridade com o ambiente digital, chega ao mercado pronta para assimilar as tecnologias embarcadas. O resultado é a construção de profissionais que unem vivência prática e domínio tecnológico.

Para acompanhar esse movimento, a indústria tem ampliado investimentos em treinamento e capacitação. A companhia por exemplo, realiza cerca de 3.000 treinamentos por ano em seu Centro de Treinamento, em Jundiaí (SP). Instrutores também passam por atualizações nas unidades da AGCO em países como França e Estados Unidos, para garantir que as tecnologias mais recentes sejam ensinadas e aplicadas corretamente.

Além disso, a empresa vem investindo em novas tecnologias para facilitar a renovação do conhecimento com qualidade, como por exemplo o SmartGlass, óculos com imagem em tempo real que permitem que participantes em diversos lugares do mundo enxerguem exatamente o que o instrutor está visualizando.

“Com o avanço das soluções digitais no campo, a exigência por profissionais capacitados torna-se cada vez mais estratégica para garantir produtividade, segurança operacional e competitividade no agronegócio”, conclui Pianca.
 

Postado por Redação em 15/12/2025 em Notícias