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Inteligência Artificial amplia potencial de vendas de alimentos frescos

Postado por Redação em 03/06/2024 em Notícias

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A aplicação da IA pode beneficiar toda a cadeia de suprimentos

Inteligência Artificial amplia potencial de vendas de alimentos frescos

Reprodução: Freepik

A Aravita, startup de Inteligência Artificial que ajuda varejistas a otimizar a gestão de alimentos frescos, está utilizando sua solução em supermercados com foco em dar maior eficiência nas operações com alimentos frescos, reduzir o desperdício e aumentar a disponibilidade desses itens para os consumidores. A rede St Marche é a primeira a usar a solução da empresa em suas lojas em São Paulo.

Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) mostra que 90% dos brasileiros preferem fazer as compras de supermercado pessoalmente, em lojas físicas, e o segmento de alimentos frescos tem forte impacto nessa experiência de compra do consumidor.  

Por ser uma compra baseada na experiência visual dos produtos, os alimentos frescos como frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios são grandes chamarizes de clientes para os supermercados. As categorias de perecíveis, especialmente o hortifruti, são estratégicas para o varejo, pois levam os consumidores para as lojas e garantem fidelização dos clientes.   

Os alimentos frescos representam, em média, 40% do faturamento desses estabelecimentos, que chegou a R$1 trilhão em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). E para que os produtos estejam sempre com quantidade e qualidade adequados às demandas dos consumidores que vão até as lojas físicas, o setor está investindo em tecnologia.  

O objetivo da solução da startup é chegar o mais próximo possível do "pedido perfeito" de produtos frescos, evitando excessos e falta de produtos, o que resulta em custos desnecessários e perda de vendas. Desta forma, há também um grande ganho que é a redução do desperdício de alimentos.

A Inteligência Artificial concilia informações internas da rede varejista na gestão dos alimentos frescos, como histórico de vendas, planejamento de promoções e dados da realidade das lojas com outras diversas variáveis externas como sazonalidade, datas especiais e feriados, condições do tempo, temperatura, cenário econômico, preço na concorrência, e até condições de trânsito.  

“Nossos modelos de previsão de vendas consideram essas inúmeras variáveis, além de modelos com aprendizado por reforço, para gerar a melhor combinação de ordens de compra”, explica Aline Azevedo, diretora de Produtos da Aravita. 

"Saber qual é a real quantidade disponível no estoque também é um grande desafio ao lidar com produtos tão perecíveis. Por fim, nosso otimizador combina os dados de demanda e de estoque com as regras de abastecimento para gerar os melhores pedidos de compra, fornecendo para nossos clientes qual a melhor decisão da quantidade e da frequência da compra de cada item para cada loja", completa a diretora.

O uso de dados, tecnologia e a inteligência artificial permite que os supermercados tenham mais assertividade na compra de produtos frescos, garantindo, desta forma, que estejam sempre com máxima qualidade e na quantidade correta para a venda ao consumidor.

A diretora falou sobre como a Inteligência Artificial pode beneficiar toda a cadeira de suprimentos do agronegócio. "A aplicação da inteligência artificial pode beneficiar toda a cadeia de suprimentos, pois implica uma previsão mais assertiva de volumes demandados e otimização dos estoques, evitando o desperdício de alimentos em toda a cadeia.  Frutas, legumes e verduras (FLV) são produtos especialmente frágeis e requerem maior atenção, desde a colheita. Controlar bem o estoque e fazer pedidos precisos de acordo com a demanda significa a diferença entre um produto ser vendido e consumido ou ser descartado e ir para o lixo", finaliza.

 

Postado por Redação em 03/06/2024 em Notícias

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