Ferramentas digitais otimizam originação, precificação e exportação no agro
Postado por Redação em 13/08/2025 em NotíciasMais de 70% dos produtores no país utilizam algum tipo de tecnologia digital, aponta Embrapa
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Com a digitalização ganhando espaço no campo, soluções digitais modernizam a gestão comercial do agronegócio, oferecendo recursos que agilizam negociações, aumentam a transparência e conectam produtores, cooperativas e indústrias em uma cadeia mais eficiente.
Plataformas tecnológicas como a Suíte Kora, oferecem a produtores, cooperativas, cerealistas, indústrias e tradings o acesso a ferramentas que simplificam processos, ampliam a visibilidade das operações e conectam os elos da cadeia com mais eficiência e transparência.
O módulo Originação, do Suíte Kora, que acompanha todo o fluxo comercial, desde o primeiro contato até o cumprimento do contrato, é uma ferramenta que permite negociações de produtos disponíveis ou de safras futuras, com controle total sobre compras, vendas, classificação, pagamentos e envios.
“Um software facilita bastante o processo de originação. Ele mostra preços atualizados, envia ofertas, simula vendas e até ajuda a fechar contratos digitalmente. O produtor ganha agilidade, organização e mais acesso à informação”, explica Isabela Redigolo, engenheira agrônoma e comercial da Socafé.
Ela ressalta que a adoção da tecnologia tende a ser maior entre cooperativas e cerealistas mais familiarizados com o digital, mas que a transição será gradual. “O agro ainda é muito baseado em relacionamento. A tecnologia precisa complementar o trabalho humano, não substituí-lo”, pontua.
Segundo a Embrapa, mais de 70% dos produtores rurais brasileiros já utilizam algum tipo de tecnologia digital em suas atividades. Um estudo da McKinsey & Company aponta que o uso de plataformas digitais pode aumentar a produtividade agrícola em até 25% nos próximos cinco anos.
Segundo Sergio Coelho, sócio e Diretor de TI da Plataforma Kora e do MinhaSafra360, a precificação é um dos pilares da eficiência comercial e o segundo módulo da Suíte Kora. “No processo de comercialização, o produtor precisa saber o valor de mercado para seu produto. Cerealistas, cooperativas e tradings necessitam da informação para calcular o quanto pagar ao produtor, baseado no valor que devem receber de seus clientes compradores”, explica.
Essa visibilidade imediata sobre os preços, aliada à automação de ofertas e simulações, permite que as negociações sejam mais justas, transparentes e rentáveis para todos os envolvidos. A precificação deixa de ser um processo manual e passa a ser uma estratégia digital, integrada à jornada comercial.
Da mesma forma, a digitalização tem otimizado o processo de exportação agrícola, o terceiro módulo da Suíte Kora, que permite às empresas gerenciar contratos, planejar embarques, acompanhar cotações internacionais e monitorar a volatilidade dos preços. A rastreabilidade e conformidade com exigências dos mercados importadores são garantidas por sistemas intuitivos e confiáveis.
Outra tecnologia auxiliar é o MinhaSafra360, uma ferramenta 100% digital que permite a gestão completa da comercialização de grãos como soja, milho e sorgo. A plataforma oferece funcionalidades como romaneio digitalizado, conta corrente acessível via celular, acompanhamento contratual em tempo real e fechamento de negócios sem burocracia.
Para os cerealistas, os benefícios incluem comunicação em tempo real, substituindo canais tradicionais como telefone e e-mail; controle de fluxo por silo, com monitoramento instantâneo; gestão fiscal e financeira simplificada e análise estratégica por cliente e parceiro.
“Nosso objetivo é trazer o futuro do agronegócio para o presente. A tecnologia tem o poder de descomplicar processos e criar pontes entre produtores e cerealistas, com mais transparência e controle”, afirma Coelho.