Aplicativo para práticas de manejo do solo vence concurso nacional de inovação
Postado por Redação em 04/07/2024 em NotíciasSolução foi premiada na categoria de Green Tech & Agtech na 12ª edição do Campus Mobile
O SustenTerra, aplicativo com tutoriais para capacitação de produtores rurais, com o objetivo de oferecer novas possibilidades de tirar proveito do solo, com a produção de geotinta, foi vencedor da categoria de Green Tech & Agtech na 12ª edição do Campus Mobile, concurso nacional de inovação e empreendedorismo. A ferramenta também é uma plataforma de marketplace criada para compra, venda de tintas e produtos derivadas do uso do solo.
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. Uma iniciativa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em parceria com o Instituto Claro e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel.
A solução, desenvolvida por Andrielly Lucena, Davi Sousa e Helen Cavalcanti, estudantes de computação da Universidade de Campina Grande, na Paraíba. O aplicativo foi inicialmente idealizado por Davi que, a partir da observação, entendeu que a grande maioria dos agricultores locais utilizavam a terra apenas como base de cultivo e não encontravam outras possibilidades de movimentar a economia para além da lavoura.
Em contato com o Projeto Geotinta, da Universidade Federal de Campina Grande, conheceu as técnicas para extrair tinta do solo e levou para o campo tecnológico a fim de criar a plataforma.
Para atender diferentes públicos, o aplicativo funciona em duas vertentes. A primeira é a educacional, para direcionar e capacitar produtores rurais na execução de transformar o solo em tinta. E também é um marketplace para compra e vendas de artes que tiveram como recurso principal as tintas extraídas do solo – além da comercialização das próprias tintas, é claro.
O ciclo completo, como definiu os estudantes, se dará quando artesãos usarem a plataforma para comprar as tintas e vender suas obras dentro da própria plataforma.
Determinados para transformar essa ideia em realidade, os três participantes se esforçaram para aprimorar o aplicativo e o negócio e, com a avaliação dos especialistas e mentores durante a jornada no concurso, se sentiram mais motivados para seguir em frente. “O Campus Mobile veio como uma forma de desenvolver projetos para impactar pessoas e diminuir a dor de alguém com uma ideia transformadora”, declararam os jovens sobre a iniciativa.
Além da quantia para aplicarem na solução vencedora, os três estudantes fazem parte grupo que viaja em setembro para uma imersão no Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos.