Agfintech brasileira é selecionada para maior evento de investimento dos EUA
Postado por Redação em 04/07/2024 em NotíciasRivool Finance foi única agfintech brasileira a se apresentar no SelectUSA Investment Summit, em Washington
Felipe Sena, sócio da Rivool Finance, se apresentando no SelectUSA Investment Summit
A Agfintech Rivool Finance foi a única empresa brasileira selecionada para se apresentar no Select USA Investment Summit, que promove e facilita o investimento estrangeiro em novas startups. Lançado em 2011 pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o programa reúne anualmente executivos, grandes corporações e entidades do governo americano para ouvir propostas de startups do mundo inteiro.
A fintech realizou uma apresentação a investidores internacionais no painel da Select USA Tech, categoria do programa voltada para startups e empresas de tecnologia.
Várias empresas globais, de diferentes setores, têm se beneficiado do suporte do Investment Summit, o que contribui para a inovação no mundo. A edição deste ano ocorreu entre 23 e 26 de junho. “A presença de uma startup brasileira certamente aquece as relações entre o Investment Summit e o mercado do agronegócio brasileiro, e coloca o crédito rural do país em destaque”, diz Tiago Piassum.
A estratégia da empresa consiste em estabelecer um canal eficiente de captação de recursos junto a investidores internacionais, visando atender às demandas de crédito rural presentes no mercado. De acordo com o plano agrícola e pecuária 2023/24, apresentado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos últimos três anos, a agropecuária sofreu com a falta de recursos e interrupções dos programas oficiais de crédito, o que aumentou a procura do setor por fontes alternativas de financiamento.
O procedimento da fintech envolve a conversão de direitos sobre ativos reais, como títulos do agronegócio em tokens digitais. Por meio desse mecanismo, os produtores podem se financiar com um novo canal de captação. Por exemplo: cada CPR (Cédula de Produtor Rural) emitida, que possui garantias de produção de grãos, pode ser um token exclusivo na blockchain, permitindo sua negociação no mercado conforme a demanda, com preços atualizados, de maneira direta e internacional.