VerdeLog agiliza entregas de defensivos agrícolas com tecnologia da MáximaTech
Postado por Redação em 06/11/2025 em NotíciasSoluções de logística de entrega promovem eficiência, redução de custos e mais previsibilidade na distribuição dos produtos
Reprodução
A VerdeLog, transportadora especializada no armazenamento e transporte de defensivos químicos para propriedades rurais, adotou soluções de logística de entrega da MáximaTech, especialista em tecnologias para atacadistas e distribuidores, e conseguiu estruturar uma operação baseada em transparência, governança de dados e eficiência operacional contínua.
Com a modernização, a companhia garante previsibilidade e escalabilidade para a entrega dos insumos agrícolas, além de reduzir o tempo de entrega em 23% e obter ganho de 12% em efetividade operacional.
Para Helio Neto, gestor de TI da companhia, a logística no Brasil é extremamente cara, especialmente nas entregas dentro de áreas agrícolas, que possuem estradas de terra com poucas condições de tráfego, levando ao desgaste dos caminhões. Por isso, qualquer ganho em tempo, fluidez e controle logístico se transforma diretamente em resultado financeiro. “Tivemos redução de custo porque, com as entregas mais rápidas, conseguimos diminuir as despesas com pernoites dos motoristas. Além disso, o gestor de transportes passou a ter visibilidade total da operação, sabendo exatamente em que etapa está o pedido de cada cliente e onde cada motorista se encontra”, explica ele.
Processos manuais comprometiam a produtividade e a agilidade do negócio
Com 13 anos de atuação no last mile delivery, a última etapa da entrega dentro do processo logístico, a VerdeLog, atende clientes do setor agrícola nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Antes da tansformação digital, enfrentava dificuldades que comprometiam a produtividade e a agilidade do negócio.
Ao operar com processos totalmente manuais, a empresa não conseguia otimizar atividades nem acompanhar de forma integrada as etapas logísticas, pois o gerente de transporte era responsável por avaliar os pesos das cargas, os valores transportados e realizar o fechamento das cargas manualmente. Além de demorado, o processo estava sujeito à falhas humanas. Com o uso do maxMotorista, a transportadora automatizou as etapas operacionais e passou a ter total visibilidade das entregas, desde o status dos pedidos até a localização dos motoristas em campo.
Já o maxRoteirizador, garante melhor aproveitamento da cubagem dos caminhões e economia de tempo no processo. A eficiência conquistada refletiu diretamente no relacionamento com os clientes, que dependem de entregas ágeis para acompanhar o ritmo das colheitas e a aplicação de defensivos.
A adoção das ferramentas também gerou redução de custos logísticos, incluindo manutenção de veículos, consumo de combustível e horas de trabalho. Para Thiago Melo, Chief Product Officer (CPO) da MáximaTech, o projeto evidencia como a tecnologia assume um papel decisivo na evolução da cadeia de abastecimento agrícola. “Nosso foco é entender profundamente a realidade de cada operação para entregar funcionalidades que geram impacto direto no dia a dia dos usuários, ajudando-os a superar os principais desafios da operação. Fazemos isso cultivando relações consistentes e trocas contínuas com nossos clientes, porque é dessa conexão que surgem soluções realmente relevantes”, finaliza Melo.









