Uso de IoT e IA ajuda no combate ao desvio de cargas de grãos e prejuízos no campo
Postado por Redação em 27/02/2024 em ArtigosSistema surgiu da necessidade de coibir roubos de cargas de grãos
Divulgação/Freepik
O BindTrack é um novo sistema que utiliza IoT e IA para garantir o controle e a produtividade das empresas do ramo do agronegócio. Desenvolvido pela Bindflow, o sistema surgiu da necessidade de coibir os roubos de cargas de grãos durante a colheita em cooperativas agrícolas, o que resultava até então na falta de controle de entrada e saída de produtos e muitos prejuízos financeiros.
“Recebemos este desafio de uma grande cooperativa do Mato Grosso do Sul, para criar uma solução que registrasse as atividades nos armazéns. Antes, muitos dos produtores simplesmente tinham alguém que manejava a colheitadeira, recolhendo os grãos e levando para dentro de caminhões que encostavam ao lado, sem ao menos uma certificação da procedência e destinação”, revela o CTO da Bindflow, Paulo Zung.
Para o rastreamento das cargas, uma espécie de tag é fixada dentro dos caminhões e antenas são posicionadas em locais estratégicos nos armazéns, o que permite a identificação de quem está carregando, a hora em que a colheitadeira carregou o caminhão, a que horas passou pelos acesso de entrada e saída do armazém, entre outros passos da operação de carga e descarga.
Aperfeiçoamento do sistema
Para aumentar a eficiência do BindTrack, a empresa está desenvolvendo um equipamento que poderá também avisar via rede de celular a exata localização do caminhão, em qualquer lugar do Brasil, além do registro das operações de carga e descarga nos armazéns.
Nas áreas de plantação, a ferramenta pode atuar no monitoramento das condições de umidade, temperatura e crescimento da planta, com a verificação de altura, por exemplo. Também na integração com drones, para uma varredura do solo, que poderá constatar se há necessidade de mais adubo ou umidade em alguma parte específica da propriedade.
A Bindflow também se debruça sobre a operação remota de monitoramento, inclusive de colheita, plantação e manutenção no campo. “O operador pode estar dentro do escritório, sob o ar condicionado, sem precisar se deslocar entre várias plantações. Pode fazer a colheita na fazenda A e da fazenda B ao mesmo tempo e sem sair do lugar, tudo remotamente. É mais econômico, ágil e, inclusive, saudável, não somente para o negócio, mas para o próprio produtor”, destaca o CTO.