Trimble apresenta tecnologia para proteger operações agrícolas contra tempestades solares
Postado por Redação em 05/09/2025 em NotíciasTecnologia amplia a robustez dos serviços de correção Trimble RTX
Bruno Rodrigues, gerente de marketing de produto da Trimble
A Trimble, companhia global de tecnologias de precisão, anunciou o lançamento da solução Trimble IonoGuard™ RTX, uma nova tecnologia de correção integrada ao serviço Trimble RTX, que combina processamento avançado e algoritmos de proteção contra distúrbios ionosféricos para garantir precisão e continuidade das operações agrícolas mesmo durante distúrbios ionosféricos.
O lançamento ocorre em um momento estratégico, já que a atividade solar deve atingir seu pico até 2025/2026 (Ciclo Solar 25), aumentando a incidência de tempestades solares e cintilação ionosférica no sinal GNSS.
“Existem fatores naturais contra os quais não temos como lutar, o que podemos fazer é buscar formas de mitigar os efeitos, por exemplo mudando horário de aplicação, usando técnicas ou equipamentos que reduzam perdas. A cintilação é exatamente isso: um fenômeno natural que afeta os sinais de GPS, é inevitável, mas pode ser gerenciada”, conta Bruno Rodrigues, gerente de marketing de produto da Trimble.
Desenvolvida para agricultores que utilizam os controladores de orientação PTx Trimble NAV-960™ e NAV-900™, a tecnologia amplia a robustez dos serviços de correção Trimble RTX, garantindo posicionamento de nível centimétrico via satélite e IP, sem depender de estações base RTK.
“Conseguimos criar uma forma de medir a cintilação em tempo real. Antes, quando o sinal caía, o operador ficava na dúvida: foi problema da máquina? Foi outra falha? Agora, conseguimos ver de forma clara que foi cintilação e tomar decisões rápidas”, explica o gerente.
Com a tecnologia, os agricultores podem operar com precisão centimétrica via RTX sem depender de estações base RTK, reduzindo custos de infraestrutura e ampliando a flexibilidade no campo. A solução é estratégica para culturas como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, em que a confiabilidade do sinal RTX é crítica em todas as etapas do ciclo produtivo.
Segundo Rodrigues, o objetivo principal da solução é mitigar a cintilação, mas como “efeito colateral” também houve um ganho de precisão no posicionamento GNSS. “Onde antes tínhamos, por exemplo, 2,5 cm de precisão, agora chegamos a 1,5 cm. Essa melhoria é mais significativa nas regiões onde houve maior investimento em bases de referência, justamente áreas agrícolas mais críticas e que sofrem bastante com a cintilação”, esclarece.
A novidade foi apresentada nesta sexta-feira durante o Advanced Farm Day, evento exclusivo que reúne jornalistas e especialistas, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), espaço escolhido estrategicamente como um dos escritórios da companhia.
“Estamos aqui dentro do Instituto Agronômico de Campinas, em uma fazenda de 700 hectares. Fizemos essa parceria justamente porque precisávamos de um local onde fosse possível testar equipamentos e aqui temos área de campo, infraestrutura, tudo disponível. Para nós, é muito estratégico estar junto do IAC”, conta Bruno Rodrigues, gerente de marketing de produto da Trimble.
Durante o evento, os participantes puderam vivenciar demonstrações práticas das soluções PTx Trimble e Trimble RTX, além de participar de entrevistas com especialistas e de experiências imersivas. O segundo dia de evento será realizado no sábado, em Mogi Guaçu, durante a MIT Cup – onde precisão e performance são testadas em condições extremas.