Startup oferece soluções tecnológicas para fortalecer agricultura e segurança alimentar
Postado por Redação em 28/02/2025 em NotíciasStartup oferece soluções tecnológicas para fortalecer agricultura e segurança alimentar
Divulgação
A startup ManejeBem vem desenvolvendo soluções tecnológicas para fortalecer a agricultura em comunidades rurais vulneráveis, aliando práticas sustentáveis ao uso eficiente de recursos. A empresa capacita produtores na gestão agrícola para aumentar a produtividade, preservar o meio ambiente e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
As mudanças climáticas estão agravando a insegurança alimentar global, trazendo desafios para a produção e distribuição de alimentos, gerando um impacto direto na agricultura e comprometendo a produtividade das lavouras e a qualidade dos alimentos. Esses fatores também aumentam os custos de produção e afetam a disponibilidade de água e a saúde do solo, além de aumentar a vulnerabilidade das comunidades rurais, que já enfrentam desafios socioeconômicos.
“A partir da tecnologia, ajudamos produtores rurais a se adaptarem às mais adversas condições de forma eficaz, garantindo que possam continuar produzindo alimentos de qualidade enquanto preservam o meio ambiente. Estamos comprometidos em oferecer suporte técnico e soluções práticas que realmente façam a diferença na vida das comunidades rurais”, destaca a CEO da ManejeBem, Juliane Lemos Blainski.
O Brasil, sendo o oitavo maior produtor de alimentos do mundo, precisa se adaptar para reduzir o impacto das mudanças climáticas. A agricultura familiar brasileira é responsável por cerca de 70% dos alimentos que chegam às casas dos brasileiros, como feijão, arroz, mandioca, milho, leite e hortaliças, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, as propriedades de agricultura familiar representam 77% de todos os estabelecimentos agrícolas no país. Esse setor, segundo o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, contribui com 23% do valor bruto da produção agropecuária e é responsável por 67% das ocupações no campo, empregando 10,1 milhões de pessoas.
Segundo dados do AdaptaBrasil, 62% dos municípios na Amazônia Legal carecem das condições e infraestrutura necessárias para enfrentar os impactos da crise climática, resultando em alta vulnerabilidade e insegurança alimentar na região. Isso destaca a urgência de soluções para mitigar os efeitos adversos das mudanças climáticas sobre a agricultura e a segurança alimentar, tanto por parte do governo quanto do setor privado.
Nesse cenário, a startup oferece soluções tecnológicas, apoiando os produtores na gestão eficiente de suas práticas agrícolas. Com uma abordagem integrada, a empresa combina tecnologias de manejo sustentável, uso eficiente de recursos e estratégias de adaptação às condições climáticas variáveis — promovendo a sustentabilidade ambiental e a melhoria da produtividade frente às adversidades.
Os produtores recebem capacitação e suporte técnico para adotar práticas que aumentam a resistência e produtividade das lavouras. Promovendo, entre outras coisas, a conservação do solo para melhorar sua integridade e retenção de água, a gestão eficiente dos recursos hídricos para otimizar o uso da água e reduzir desperdícios, e o monitoramento climático para ajustar as práticas agrícolas conforme as condições.
Os projetos da companhia resultaram em um aumento de 80% na produtividade das unidades agrícolas e uma melhoria de 27% nos níveis de sustentabilidade. Desde o início da implementação do programa, muitos agricultores relataram melhorias significativas nas colheitas e um aumento na segurança alimentar em suas comunidades.