Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Sistema digital mapeia pragas que afetam a produção da macadâmia

Postado por Redação em 13/08/2025 em Notícias

Compartilhar:

Uso de tecnologia é caminho estratégico para fortalecer esse mercado

Sistema digital mapeia pragas que afetam a produção da macadâmia

Dezoito pragas que atingem a macadâmia, identificadas no exterior, apresentam risco iminente de entrada no País - Foto: Leonardo Moriya

A produção brasileira de noz-macadâmia ganhou um reforço tecnológico para enfrentar os desafios fitossanitários da cultura. Desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente (SP), o sistema InsetoNutWeb reúne um acervo inédito de informações sobre a entomofauna e a acarofauna — conjunto de insetos e ácaros, sejam pragas ou inimigos naturais — registrados em plantações de macadâmia no Brasil e no exterior. A ferramenta é gratuita e pode ser acessada por computadores e tablets com sistemas iOS e Android.

Trata-se de um sistema web em linguagem computacional, que abrange hipertextos (HTML e PHP) e banco de dados (MySQL), disponibilizando acesso on-line via internet a informações levantadas sobre insetos e ácaros-pragas de interesse para o cultivo da macadâmia. È inovador, uma vez que não existe no País tecnologia similar com foco nessa noz.

Segundo Prado, líder do projeto InsetoNut, o sistema se destaca pela interface interativa, que permite a busca por informações detalhadas sobre as espécies identificadas. “O usuário pode consultar dados como o hábito alimentar dos insetos e ácaros e o local da planta onde foram encontrados, além de acessar fotos das espécies coletadas, o que facilita a avaliação da amostragem em campo e a aplicação de Programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, explica.

A iniciativa é fruto do acordo de cooperação técnica entre a Embrapa e a empresa QueenNut Indústria e Comércio de Alimentos Ltda., com execução entre setembro de 2019 e setembro de 2024 operacionalizada pelo projeto InsetoNut (Levantamento da Entomofauna Associada Presente e Identificação de Insetos-Pragas Exóticos Ausentes, com Potencial de Dano ao Cultivo da Macadâmia).

Esse projeto tratou tanto da identificação das pragas e espécies benéficas associadas ao cultivo da macadâmia em áreas produtoras do Brasil, quanto das pragas informadas como presentes em países produtores da noz no exterior: Austrália, África do Sul, China, Colômbia, Coreia, Costa Rica, Egito, Estados Unidos (Havaí), Guatemala, Índia, Irã, Israel, Malaui, Nova Zelândia, Paraguai, Quênia, Reino Unido, Tailândia e Vietnã.

A partir do levantamento de pragas da noz nesses países, o projeto identificou 18 espécies exóticas sinalizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como Pragas Quarentenárias Ausentes (PQA) para o Brasil, e, portanto, de risco iminente de entrada no País com potencial de causar prejuízos a vários cultivos nacionais. Na identificação de insetos e ácaros, a pesquisa também levantou, posteriormente, várias informações para subsidiar a identificação, o monitoramento e o manejo das espécies identificadas; tanto em literatura quanto nas áreas de macadâmia avaliadas pelo projeto.

 

Postado por Redação em 13/08/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.