Piloto automático garante navegação precisa e otimização do uso da área plantada
Postado por Redação em 07/11/2025 em NotíciasSistemas são compatíveis com diferentes marcas e modelos de equipamentos
A PTx, marca de soluções agrícolas digitais e de alta precisão do Grupo AGCO, reforça seu compromisso com a inovação e a eficiência no campo com o piloto automático para tratores e máquinas agrícolas, que garantem navegação precisa e otimização do uso da área plantada. Tais sistemas proporcionam aos produtores rurais maior rentabilidade, sustentabilidade e facilidade de operação, elevando a agricultura de precisão a um novo patamar.
Com tecnologia de ponta, os produtos da companhia utilizam sinais de correção GNSS de alta precisão, como o CenterPoint RTX, que assegura posicionamento centimétrico de até 2,5 cm, muito superior ao GPS convencional. Esse sinal é enviado em tempo real ao piloto automático, que ajusta continuamente a direção da máquina com correções rápidas e precisas, eliminando erros e sobreposições nas linhas de plantio.
Entre os destaques está o sistema de direção assistida EZ-Pilot® Pro, que oferece uma operação intuitiva e eficiente, permitindo que o produtor maximize a área cultivável e melhore a uniformidade do plantio. Essa tecnologia reduz desperdícios de sementes, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Além do ganho em produtividade, os sistemas são compatíveis com diferentes marcas e modelos de equipamentos, graças à plataforma integrada que utiliza o protocolo de comunicação ISOBUS. Isso oferece flexibilidade ao agricultor para incorporar tecnologias novas sem abrir mão dos equipamentos já existentes em sua frota.
“Nossos sistemas de piloto automático tornam o dia a dia no campo mais simples e eficiente, fornecendo mais controle e precisão para os produtores. É a combinação perfeita de tecnologia e sustentabilidade para impulsionar o agronegócio brasileiro”, reforça Giancarlo Fasolin, gerente sênior de Marketing Estratégico da PTx América do Sul.
Segundo relatório da McKinsey & Company (2024), estima-se que a automação agrícola pode aumentar a produtividade das culturas em até 30%, nos próximos 10 anos, além de reduzir os custos de produção em até 25%.Essa revolução é especialmente relevante para o Brasil, onde as dimensões continentais do território e as variações climáticas exigem soluções que otimizem os recursos disponíveis e aumentem a eficiência. A robotização agrícola também reduz custos com mão de obra e minimiza o impacto ambiental, otimizando o uso de insumos, como pesticidas e fertilizantes.









