Parceria da BASF com consultorias amplia acesso à agricultura digital no Brasil
Postado por Redação em 10/12/2024 em NotíciasPrograma oferece parceria comercial e capacitação em agricultura digital para consultorias em todo o país
Falta de capacitação é um dos principais entraves para adoção da agricultura digital no Brasil. Imagem: BASF
De acordo com a pesquisa Caminhos da Tecnologia no Agronegócio, realizada recentemente pela KPMG, a capacitação de produtores e de mão de obra foi apontada por 38% dos participantes como o principal entrave para a adoção de tecnologias no agronegócio. Para ajudar a superar este desafio, a indústria tem investido na capacitação de profissionais, como o programa xarvio® Agro Experts, da marca global de agricultura digital da BASF, xarvio® Digital Farming Solutions.
Por meio dele, a companhia criou parcerias comerciais com consultorias agronômicas independentes espalhadas pelo país, com o propósito de levar soluções digitais para os produtores rurais.
Como parte do projeto, foi desenvolvida uma plataforma de capacitação em agricultura digital, para que os consultores parceiros dominem o tema e as ferramentas disponíveis no mercado. Tudo para melhor orientar os agricultores neste momento de transição para a agricultura 5.0.
Na opinião do consultor de agronomia José Paschoal, parceiro do xarvio® Agro Experts, as soluções digitais chegaram para ajudar o produtor a fazer escolhas mais fundamentadas, usando uma grande quantidade de dados colhidos no campo por meio de imagens de satélites e de drones para obter melhores resultados.
“A agricultura mudou. Hoje estamos em um ambiente de alta tecnologia, com uma grande quantidade de informação disponível para ser analisada e isso também gera muito mais cobrança por alta produção e produtividade. E o xarvio® tem uma plataforma completa, principalmente para extrair informação e conseguir potencializar os resultados da lavoura. Vou precisar aumentar a população? Vou precisar aumentar adubo? Qual vai ser o critério que eu vou utilizar nessa área? A plataforma do xarvio® me ajuda a tomar a melhor decisão, sempre com base em dados concretos e confiáveis”, comenta o consultor.
A plataforma de cursos online xarvio® Agro Experts Academy é composta por quatro módulos de detalhadas aulas sobre a fundamentação da agricultura digital, com índices e parâmetros característicos da tecnologia, e a utilização na prática das soluções digitais. Por enquanto, o acesso está restrito às consultorias parceiras, mas a intenção é disponibilizar os cursos e a certificação para o público geral em breve.
Para Lucas Putti, Gerente de Estratégia do xarvio® Brasil, este é um modelo de negócios promissor, que pode beneficiar os profissionais brasileiros do agronegócio. “Nós vemos muitas oportunidades no Brasil para este tipo de parceria. Nossa intenção é capacitar agrônomos em todo o país, formando uma verdadeira comunidade de consultores de agricultura digital, aptos a ajudar os produtores rurais a resolver seus principais desafios, utilizando as últimas tecnologias disponíveis no mercado, enquanto aumentam sua oferta de serviços e obtêm retorno financeiro”, comenta Putti.
A comunidade do xarvio® Agro Experts vem crescendo desde seu lançamento, em julho de 2023, e hoje já conta com mais de 20 empresas de consultoria agronômica cadastradas em todo o país.
Para Almir Araújo, Diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial da BASF Soluções para Agricultura na América Latina, a evolução da agricultura digital no Brasil passa pela oferta de soluções integradas, que gerem valor ao produtor rural. “Nossa intenção da BASF é democratizar a agricultura digital no país. Sabemos que os desafios são grandes, mas estamos atuando em diversas frentes, de maneira integrada, para apoiar o produtor rural nesta transição. Temos soluções digitais, parceria comercial e capacitação com o xarvio®, além de um ecossistema digital com marketplace, soluções financeiras e de fidelidade no conecta.ag, e pretendemos disponibilizar tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas até 2030. Tudo para facilitar a vida do agricultor no desafio de alimentar o mundo de maneira cada vez mais produtiva e sustentável", comenta.