Juparanã aposta em SAP S/4HANA para apoiar operações
Postado por Bianca Carvalho em 20/08/2025 em DestaqueImplementação do ERP está sendo realizada com a Delaware, consultoria multinacional
A Juparanã, companhia produtora de grãos com sede em Paragominas (PA) iniciou a implementação do SAP S/4HANA, em parceria com a consultoria multinacional Delaware. O objetivo é sustentar o processo de crescimento da companhia, que avança na verticalização da produção com a construção de uma esmagadora de soja voltada à fabricação de farelo e biodiesel.
Em entrevista ao Portal Agro Summit, durante o primeiro dia do SAP NOW, Thiago Coltre, Gerente Geral da companhia, compartilhou que a decisão de migrar para um ERP robusto veio com a expansão industrial. "O nosso ERP atual é muito bom na parte de comercialização de insumos e atende bem a parte de comercialização de grãos. Mas quando ele é para a área industrial, ele não nos atende. Então, a decisão de construção da fábrica foi a virada de chave que nos fez dizer: olha, agora precisamos realmente de um sistema robusto para comportar toda essa operação”, explica.
O compliance foi outro ponto central da transformação. Para Anderson Sampaio, gerente de TI, o novo sistema será essencial para consolidar informações de diferentes áreas — produção, beneficiamento de sementes, comercialização de insumos e exportação — além de apoiar a atuação internacional da companhia.
"Apurar todos os nossos resultados e dados em um só lugar é uma dificuldade muito grande e o SAP vem para nos dar esse apoio, principalmente para ser mais rápido nos fechamentos contábeis de resultado e dar suporte à gerência e à diretoria de uma forma mais rápida e assertiva", conta Sampaio.
Com 22 anos de mercado, a companhia mantém hoje 90% da receita voltada à exportação de grãos, principalmente soja, e aposta na esmagadora em construção, com capacidade projetada de 3 mil toneladas/dia, para ampliar sua presença no mercado de farelo (voltado à nutrição animal) e óleo para biodiesel, especialmente na União Europeia.
Além do ERP, a parceria com a Delaware inclui módulos fiscais já alinhados às mudanças previstas na reforma tributária. “A solução fiscal já está embarcada e, quando ocorrer o Go Live, vai atender todas as obrigações legais desde o primeiro ano de operação, que será o ano de teste", explica Marcos Pazetto, Account Executive Agro. O processo de treinamento da equipe da companhia já começou e se intensificará em 2026, próximo ao go live, para assegurar que os colaboradores estejam adaptados.
“O grande desafio é abandonar os velhos hábitos e mostrar para o usuário, na prática, os ganhos da nova solução”, conta Sampaio.