IA brasileira gera economia de tempo e recursos em agroindústria
Postado por Redação em 31/10/2025 em NotíciasSistema tem gerado economia de até 90% de tempo e mais de 50% em recursos financeiros para companhias de Goiás
Rogério Balassiano, sócio-cofundador da Tachyonix
A Tachyonix, empresa de tecnologia fundada por brasileiros que vivem em Israel, lançou uma ferramenta de Inteligência Artificial para o mercado de softwares de gestão. O sistema tem gerado economia de até 90% de tempo e mais de 50% em recursos financeiros para companhias instaladas em Goiás, como a fábrica de laticínios Piracanjuba.
No caso da Piracanjuba, a implementação da tecnologia permitiu executar em poucas semanas processos que antes levavam até 11 meses. Com isso, a empresa conseguiu acelerar decisões estratégicas, otimizar recursos e reduzir gastos operacionais, confirmando o impacto financeiro e operacional da IA no dia a dia corporativo.
Tarefas como a geração de relatórios complexos e a criação de aplicativos para fins específicos dependiam, antes, de equipes de programadores. A solução permite que um gestor converse com o sistema por meio de prompts para criar aplicativos em minutos, controlando o fluxo de caixa, aprovando ordens de compra ou gerenciando férias.
A companhia oferece serviços de adaptação do SAP, como explica Rogério Balassiano, sócio-cofundador da Tachyonix: “A Noam atua diretamente sobre o sistema de gestão SAP, usado em 85% das 500 maiores empresas do Brasil. A ferramenta permite que gestores criem e modifiquem processos complexos usando simples comandos de texto, executando em minutos tarefas que antes poderiam consumir meses de trabalho”.
Outra empresa da região, o grupo farmacêutico H. Egídio, também está modernizando seus processos com a contratação do serviço de SAP da companhia. A contratação reforça a tendência de empresas da região buscarem soluções tecnológicas avançadas, ainda que em formatos distintos, para aumentar a eficiência de suas operações.
Além de Piracanjuba e H. Egídio, outras companhias do Centro-Oeste estão em negociação ou testes da ferramenta. Esse movimento demonstra que o setor produtivo da região está atento às soluções mais modernas do mercado e investindo em tecnologias capazes de transformar a gestão e a competitividade das empresas.








