Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Gencau acelera processos no setor do cacau com solução da TrackingTrade

Postado por Redação em 08/01/2025 em Notícias

Compartilhar:

Setor do cacau no Brasil corresponde a aproximadamente 10% do agronegócio nacional

Gencau acelera processos no setor do cacau com solução da TrackingTrade
Fábrica da Gencau em Tambaú, interior de São Paulo. Foto: Gencau/ Divulgação

A Gencau, produtora de cacau no Brasil, com 15% de market share, que consolidou uma parceria estratégica com a TrackingTrade, empresa especializada em soluções tecnológicas personalizadas. A iniciativa busca modernizar processos e transformar a gestão do setor por meio do WeCheck, uma solução que automatiza fluxos operacionais e oferece dashboards analíticos.

Entre seus diferenciais, a companhia combina qualidade no processamento, compromisso com a sustentabilidade e soluções sob medida para atender às necessidades específicas de seus clientes. A digitalização do agronegócio e a automação de processos têm sido fundamentais para expandir sua capacidade de produção e integração no mercado global. Um exemplo disso é sua unidade em Tambaú (SP), onde são fabricados produtos derivados do cacau e chocolates, destacando-se como um centro estratégico para a inovação.

Antes da implementação do WeCheck, a empresa enfrentava desafios como a coleta de dados imprecisos e decisões pouco ágeis. "Em quase três anos de parceria, conseguimos, por meio do WeCheck, gerar valor e economias significativas para a Gencau, como redução de custos operacionais, maior eficiência financeira e padronização de processos, garantindo escalabilidade e consistência nas operações", afirma Maira Gregolin, Head de Produto da TrackingTrade.

Ao digitalizar a gestão de suas operações, a companhia não apenas moderniza seus processos, mas também projeta seguir reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade e melhorando a previsibilidade de seus resultados em 2025.

A ferramenta escolhida permite que equipes em campo capturem dados em tempo real, eliminando erros causados por processos manuais e facilitando a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva. Desde o controle de qualidade até a logística, o WeCheck centraliza informações em um ambiente digital intuitivo, permitindo maior transparência e eficiência operacional.

"Cada cliente tem suas particularidades. O WeCheck foi moldado para atender às necessidades específicas da Gencau, respeitando as nuances de um setor tradicional como o cacau, enquanto abre espaço para uma gestão moderna e eficiente", destaca a Head de Produto.

Superando os desafios do setor

O mercado de cacau no Brasil enfrenta desafios históricos que impactam diretamente sua competitividade e sustentabilidade. A rastreabilidade do produto, essencial para garantir a qualidade e atender às exigências de padrões internacionais, ainda é limitada, especialmente em cadeias produtivas complexas e dispersas. Além disso, o controle de qualidade é frequentemente prejudicado por processos manuais e fragmentados, dificultando a padronização. A falta de integração de dados agrava o problema, tornando a coleta e a análise de informações lentas e imprecisas. Essas barreiras, comuns em empresas que ainda dependem de métodos analógicos, restringem o acesso a mercados globais e inibem o crescimento do setor.

"Investir em ferramentas adequadas passa a ser uma necessidade para as empresas que buscam excelência operacional e vantagem competitiva no mercado atual. A previsibilidade e o controle de ponta a ponta que o WeCheck proporciona são fundamentais para o sucesso a longo prazo", reforça Maira. 

Com a parceria, a Gencau também contribui para elevar os padrões do setor como um todo. A digitalização é mais do que uma tendência – é uma necessidade para competir em mercados globais que exigem qualidade, eficiência e transparência.

“Essa parceria concretiza a transição de uma era analógica para uma era digital no agronegócio, mostrando que tecnologia e tradição podem coexistir para impulsionar o crescimento sustentável”, finaliza Gregolin.

 

Postado por Redação em 08/01/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.