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Fintech Agree lança plataforma B2B para agilizar a concessão de crédito rural

Postado por Redação em 16/10/2025 em Notícias

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Tecnologia elimina gargalos do processo de crédito ao agilizar a coleta de informações e aumentar a eficiência operacional

Thays Moura e Rayssa de Melo - Fundadoras da Agree - FotoDivulgação

Thays Moura e Rayssa de Melo - Fundadoras da Agree - Foto/Divulgação

A Agree, fintech que desenvolve soluções voltadas ao crédito rural, anuncia o lançamento da Agree Hub, uma plataforma B2B criada para simplificar a rotina de intermediadores, revendas, cooperativas e credores. A solução foi desenvolvida para resolver um dos maiores gargalos do crédito rural: a dificuldade de reunir, organizar e manter atualizadas as informações e documentações necessárias para a análise de operações de produtores rurais.

Desenvolvido a partir da experiência prática da fintech, que ao longo dos últimos anos estruturou milhares de operações de crédito rural, a plataforma nasceu dentro da própria operação da empresa. Antes de chegar ao mercado, a solução foi testada e validada internamente, garantindo eficiência, agilidade e aderência às necessidades reais de quem atua na originação. Em sua fase piloto, apresentou resultados expressivos: aumento de até 400% na produtividade, redução de até 80% no tempo de análise e escalabilidade de três a quatro vezes no volume de operações avaliadas.

“Quem trabalha com crédito rural sabe o quanto é difícil reunir todos os documentos e ter clareza sobre o que ainda falta. Muitas operações travam nessa etapa. Nós sentimos isso na prática, dentro da operação da Agree, e foi por isso que criamos o Hub: para dar visibilidade, eliminar retrabalho e organizar as informações desde o início, trazendo ganho operacional expressivo e uma visão clara do cadastro do produtor”, afirma Rayssa de Melo, sócia-fundadora da Agree.

Os resultados demonstram que o tempo médio de análise, que antes levava cerca de 10 dias, caiu para apenas um dia. Em alguns casos, são poucas horas, a depender do tamanho do cliente. As devoluções por inconsistência, que chegavam a 70%, hoje ficam abaixo de 20%. Além disso, a plataforma triplicou a capacidade de originação sem a necessidade de ampliar equipes, tornando todo o processo mais ágil e previsível.

Agilidade na coleta e centralização das informações

Para reunir toda a documentação necessária para uma operação de crédito rural cada análise pode demandar, em média, 50 arquivos, podendo chegar a algumas centenas, que variam de acordo com o cadastro de cada instituição financeira e conforme o porte do produtor. A falta de visibilidade sobre o que está completo, pendente ou atualizado é uma das principais causas de retrabalho e atrasos. Além disso, causa ineficiência e maior risco de inadimplência. A plataforma foi desenvolvida justamente para enfrentar esse problema.

Com recursos de inteligência artificial, a plataforma traz agilidade na coleta e centralização das informações em um único ambiente e oferece uma visão completa do status cadastral de cada cliente, facilitando a tomada de decisão.

“Antes de levar o produto ao mercado, testamos o Hub internamente e ajustamos cada detalhe com base nos desafios que enfrentávamos diariamente. Essa bagagem prática está no DNA da plataforma. A partir dela, conseguimos traduzir a experiência de campo em tecnologia acessível para todos que trabalham com crédito rural. O Agree Hub faz com que todos ganhem mais tempo para atuar de forma consultiva e assertiva junto ao seu cliente”, complementa Rayssa de Melo, sócia-fundadora da Agree.

Com essa visibilidade e dados estruturados desde a originação, a solução também resolve a falta de organização e clareza nos documentos recebidos. Com dados completos desde o início, as instituições financeiras conseguem tomar decisões mais rápidas, reduzir riscos e aumentar sua eficiência. “A inadimplência não começa no atraso, ela começa no cadastro. Muito antes de uma parcela vencer, os riscos de uma operação já estão sendo definidos. No agronegócio, onde as decisões financeiras envolvem grandes valores e longos ciclos, a qualidade do cadastro é o ponto de partida para mitigar riscos e construir uma carteira saudável”, aponta Rayssa.

A plataforma está disponível para contratação em diversas regiões do Brasil e pode ser integrada facilmente à operação de consultores, cooperativas, revendas e credores.


Postado por Redação em 16/10/2025 em Notícias