Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Dados da FAO revelam que IA e robótica podem elevar a eficiência agrícola em até 20% 

Postado por Redação em 29/11/2024 em Notícias

Compartilhar:

Inteligência Artificial e outras tecnologias contribuem para mitigar desastres naturais no campo

Dados da FAO revelam que IA e robótica podem elevar a eficiência agrícola em até 20% 
Imagem: Christian Braga/Greenpeace

As discussões sobre soluções de impacto global, como a adoção de IA para prever eventos climáticos extremos e melhorar a tomada de decisões no campo estão cada vez mais presentes. Estudos da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que a eficiência agrícola pode ser elevada em até 20% com o uso de IA para monitorar condições meteorológicas, gerenciar solos e otimizar colheitas, tornando-se uma ferramenta crucial para prevenir perdas de safra e garantir segurança alimentar. 

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a IA e a robótica são ferramentas essenciais para a prevenção de desastres e a implementação de sistemas de alerta. A inteligência artificial, por exemplo, possibilita a otimização do uso de recursos naturais, como água e fertilizantes, minimizando o desperdício e a emissão de gases poluentes. Sensores de solo e drones monitoram as condições do campo em tempo real, auxiliando os agricultores a prever problemas e a adotar decisões mais sustentáveis. Isso não apenas aumenta a produtividade, mas também contribui para uma agricultura com menor impacto ambiental.

O especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa, explica que as catástrofes evidenciam os riscos associados às mudanças climáticas e aos fenômenos extremos. “A IA pode ajudar na prevenção e mitigação desses desastres ao analisar dados em tempo real. Isso permitiria alertar autoridades e comunidades vulneráveis com antecedência para evacuação e preparação adequada”, explica.

Para o CEO da Advisor10X AgileTech e especialista em tecnologia e negócios, Antônio Muniz, a IA pode integrar sistemas de monitoramento e controle de infraestruturas críticas, como barragens, usinas nucleares e oleodutos. “Essa abordagem holística e tecnologicamente avançada é crucial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança e resiliência das comunidades afetadas por desastres naturais”, declara o CEO.

Tecnologia robótica no campo

A robótica está transformando a agricultura com automação e precisão. Robôs agrícolas empregam sensores para avaliar a saúde das plantas e as condições do solo, enquanto robôs de colheita executam tarefas complexas de maneira eficiente, sem necessidade de intervenção humana. Essas máquinas conseguem reduzir o uso de fertilizantes e pesticidas químicos em até 50%, conforme a FAO, diminuindo o impacto ambiental e contribuindo para uma produção mais sustentável.

Esta tecnologia também oferece soluções para o manejo de animais. Robôs de ordenha automatizam o processo, aumentando a produtividade e monitorando a saúde dos animais em tempo real, detectando precocemente sinais de doenças e ajustando a frequência de ordenha conforme a necessidade de cada animal. Isso não só melhora a eficiência, mas também reduz os custos operacionais e promove o bem-estar animal.

"A robótica está permitindo que o agronegócio vá além da simples automação de tarefas. Com o uso de robôs equipados com sensores e algoritmos avançados, os agricultores podem tomar decisões mais precisas e sustentáveis. Esses robôs não apenas reduzem o uso de insumos, mas também ajudam a preservar ecossistemas ao minimizar o impacto ambiental das operações agrícolas," afirma Rodrigo. "A eficiência trazida pela robótica está moldando uma nova era na agricultura, onde sustentabilidade e produtividade andam de mãos dadas", finaliza.

Demanda tecnológica no agronegócio

Empresas do agronegócio estão investindo pesado em tecnologias inovadoras para aprimorar suas operações e maximizar os resultados. Dados da Statista apontam que o mercado de IA no setor agrícola movimenta cerca de US$1,7 bilhão por ano, com previsão de alcançar US$ 4,7 bilhões até 2028. Esse fluxo de investimentos está promovendo uma verdadeira revolução digital no campo, transformando a forma como as empresas operam.

O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Keyrus, Rodrigo Cruz, destaca que a inteligência artificial tem um papel estratégico ao longo de toda a cadeia produtiva do agronegócio. “A cadeia do agronegócio é dividida em três fases: antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira e a IA pode ser aplicada em todas elas. A inteligência artificial apoia todos os elos dessa cadeia, seja na detecção de pragas utilizando as imagens de drones e satélites, que beneficiam a aplicação de insumos correta, gerando maior eficiência ao produtor, ou dando maior poder para os times comerciais da cadeia de distribuição de insumos, que com seus assistentes pessoais, agilizam e melhoram a qualidade do processo de vendas. E claro, para as empresas que estão depois da porteira, por exemplo, ganhando eficiência no processo de originação”. 

Para o especialista, os principais benefícios estão na eficiência operacional e na experiência dos stakeholders, incluindo o produtor rural. A tecnologia desempenha um papel fundamental no desafio de aumentar a produção em áreas limitadas, levando em conta a sustentabilidade ambiental e a qualidade dos produtos.

Um dos principais benefícios dessa ferramenta é sua capacidade de otimizar processos e incrementar a produtividade. Por meio de algoritmos avançados, é possível analisar grandes volumes de dados e gerar insights estratégicos em tempo real, o que facilita a tomada de decisões rápidas e bem fundamentadas.

 

Postado por Redação em 29/11/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.