Consórcio é alternativa para modernização e inserção de tecnologia no campo
Postado por Redação em 11/03/2024 em MercadoDiante contexto de juros elevados, o consórcio pode ser opção ainda mais atrativa
Divulgação/Freepik
O termo “Fazenda Digital” tem ganhado cada vez mais adesão no agronegócio. O conceito está diretamente relacionado à digitalização e a inserção de tecnologia no campo.
Diante de um cenário de juros elevados, o consórcio passa ser uma alternativa ainda mais atrativa para renovar o maquinário agrícola e promover aos agricultores e especialistas do segmento o acesso ao crédito, a partir de um plano de compra diversificado, sem entrada e nem juros.
Para facilitar ainda mais, a modalidade permite que o cliente adquira cotas e pague parcelas acessíveis, permitindo investir em mudanças para se adaptar à digitalização do setor agrícola.
O segmento de consórcio para veículos pesados, a exemplo do ocorrido em 2023, registrou em janeiro de 2024 uma grande expansão, refletindo a busca pela modalidade.
Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), foram comercializados R$ 4,14 bilhões em créditos, o que representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2023.
De acordo com Eyji Cavalcante, gerente do Consórcio New Holland, administrado pela Ademicon, a modalidade tem ganhado cada vez mais adeptos e se popularizado entre os produtores como ferramenta de modernização do maquinário.
“A transformação digital é uma realidade consolidada e que tem se mostrado cada vez mais importante para otimizar processos e obter ganhos na produtividade. O acesso ao crédito neste cenário é um dos principais facilitadores do movimento de implantação tecnológica no campo. Ao considerar as vantagens do consórcio, ele passa a ser a opção mais vantajosa nesta renovação”, comenta.