Brasil se torna Centro de Competência Global da Bosch para P&D de tecnologias para o agro
Postado por Redação em 30/04/2025 em DestaqueEmbrapa destaca em estudo aumento de produtividade com solução para agricultura inteligente em taxa variável da Bosch
Divulgação
Em 2025, o Brasil se torna o Centro de Competência Global da Bosch para pesquisa, desenvolvimento e manufatura de tecnologias para agricultura inteligente. Na prática, isso significa que a companhia no Brasil assume as operações globais do grupo, no setor do agronegócio, com foco em soluções de plantio, fertilização e pulverização por meio de automação e digitalização.
Para a nova estrutura, estão previstos investimentos próprios de cerca de 200 milhões de reais nos próximos três anos e 100 colaboradores dedicados no Brasil e na Argentina, além de parte dos fomentos públicos provenientes da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que integram o programa Mais Inovação do Governo Federal.
“Queremos impulsionar o desenvolvimento tecnológico e fortalecer a estratégia de inovação da empresa, com expansão da capacidade produtiva já existente. A população global deve superar a marca de 10 bilhões de pessoas até 2050 e a expectativa é que a produção de alimentos cresça o dobro para acompanhar a demanda. O Brasil e a Argentina, juntos, são responsáveis pela produção e exportação da maioria dos grãos que alimentam o mundo. Apenas a região latino-americana representa cerca de 20% do mercado global do agronegócio. É um verdadeiro privilégio estar à frente dessa revolução que se inicia aqui”, afirma Gastón Diaz Perez, CEO e presidente do Grupo Bosch na América Latina.
Agricultura inteligente a serviço da produtividade sustentável
Historicamente, no Brasil, a Bosch já atua no agronegócio como fornecedora de soluções hidráulicas, eletrônicas e de software, componentes para veículos off-road, peças de reposição para máquinas e caminhões pesados, além de equipamentos de diagnóstico e ferramentas elétricas para aplicações no campo. O aumento de portfólio de serviços e soluções tecnológicas pretende atender às demandas para toda a cadeia produtiva do agro, desde fabricantes de máquinas agrícolas, implementos e agricultores, com foco na produtividade sustentável.
Um exemplo disso é a Solução de Plantio Inteligente (IPS, na sigla em inglês), que, ao ser embarcada em plantadeiras, controla a distribuição de sementes, linha a linha, garantindo a equidistância entre sementes. Além disso, o sistema também possibilita a aplicação de fertilizantes, em taxas variáveis, promovendo economia de insumos e aumento de produtividade. Um estudo que está sendo conduzido pela Embrapa, em fazendas de milho e algodão, no Mato Grosso e Paraná, mostrou que a semeadura customizada, com a tecnologia de plantio inteligente, aumentou a produtividade em até 8%.
Essa tecnologia, desenvolvida pela Bosch na América Latina, se junta ao Bosch Digital Agro, uma plataforma de troca de informações entre produtor e máquinas, que permite a gestão conectada das lavouras, com acompanhamento em tempo real do plantio, de qualquer lugar do mundo.
Um módulo de conectividade é instalado no equipamento agrícola, permitindo o controle total do plantio, com configurações de maquinário para taxa variável ou fixa e intepretação de mapas, reduzindo assim erros e retrabalhos. Outro diferencial dessa solução é comunicação máquina a máquina, permitindo que máquinas trabalhem no mesmo talhão, sem se sobrepor, aumentando a eficiência na operação, evitando o desperdício de insumos e, claro, ampliando ganhos de produtividade e sustentabilidade no campo.
Outro destaque do portfólio no setor agrícola é o ONE SMART SPRAY, uma solução desenvolvida em parceria com a BASF, que permite a aplicação seletiva de herbicidas, detectando a presença de plantas daninhas em tempo real e pulverizando insumos apenas onde for efetivamente necessário. A tecnologia, baseada em câmeras, desenvolvidas com redes neurais e inteligência artificial, já está disponível e em uso no mercado, possibilitando ao produtor campos livres de ervas daninhas. Em aplicações já realizadas, a tecnologia atingiu 62% em média de redução no uso de insumos, gerando economia, eficiência e sustentabilidade aos clientes.
Bosch Rexroth e Hydraforce celebram dois anos de fusão
Ao completar dois anos de uma bem-sucedida fusão, Bosch Rexroth e Hydraforce celebram resultados notáveis, como por exemplo a transferência de duas linhas da fábrica da Bosch Rexroth, em Pomerode (SC), para a Hydraforce, em Taboão da Serra (SP), em tempo recorde.
Se antes a Bosch Rexroth já era a líder na tecnologia de hidráulica na América Latina, com um portfólio completo de produtos, com a fusão, as duas empresas consolidam essa posição, sendo também a número um no segmento de hidráulica compacta.
O BODAS – Bosch Rexroth Digital Application Solutions é um exemplo das soluções oferecidas ao mercado, pois trata-se de uma plataforma que une hardware, software e conectividade, em uma combinação flexível que permite personalizar e adaptar os sistemas de acionamento, de acordo com as necessidades específicas de cada maquinário.