Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Brasil emite os primeiros créditos de carbono de agricultura regenerativa nas Américas

Postado por Redação em 01/07/2025 em Notícias

Compartilhar:

Projeto de climate tech anglo-brasileira é o primeiro das Américas e o segundo no mundo a ser certificado pela Verra 

Brasil emite os primeiros créditos de carbono de agricultura regenerativa nas Américas
Equipes da NaturAll Carbon e da Fazenda Flórida, localizada em Cassilândia, Mato Grosso do Sul - Imagem: NaturAll Carbon

A NaturAll Carbon, climate tech anglo-brasileira com sede em Londres e operação no Brasil, anunciou a emissão dos primeiros créditos de carbono verificados por agricultura regenerativa nas Américas. A certificação, concedida pela Verra – maior referência global no mercado voluntário de carbono – segue a metodologia VM0042 (Agriculture Land Management) e posiciona o Brasil como pioneiro no uso dessa abordagem no hemisfério ocidental.

O projeto certificado é o NaturAll Carbon Program – Conservation Agriculture and Land Management in Brazil, estruturado como um agrupamento de propriedades rurais elegíveis, com potencial de escalar rapidamente e conectar agricultores brasileiros ao mercado global de carbono. A iniciativa reforça o protagonismo do país na transição agroambiental e comprova, com base científica e auditoria independente, que sistemas agropecuários podem remover carbono da atmosfera de forma mensurável, permanente e replicável.

O NaturAll Carbon Program foi concebido como projeto agrupado, permitindo que, mediante confirmação de elegibilidade, novas fazendas sejam incluídas a qualquer momento, sem necessidade de novo processo de validação. Essa estrutura torna o programa altamente escalável, inclusivo e replicável, permitindo conectar os produtores rurais ao mercado global de carbono, valorizando práticas regenerativas e promovendo a restauração de solos, produtividade e mitigação das mudanças climáticas.

Com atuação em vários estados brasileiros e foco no Cerrado e na zona de transição Amazônia-Cerrado, o projeto contempla propriedades privadas que adotam práticas regenerativas como a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária (ILP), o plantio direto, rotação de culturas e cobertura vegetal. Além do manejo eficiente de fertilizantes, irrigação e resíduos.

Fazenda Flórida, em Cassilândia (MS), foi pioneira

A Fazenda Flórida, localizada em Cassilândia, Mato Grosso do Sul, de propriedade de Ivan Oliveira Santos, Sivia Maria Lopes Santos e seus filhos, foi a primeira validada e verificada no escopo do projeto. Com cerca de 3 mil hectares e histórico de pecuária extensiva, a área passou por uma transição estruturada para práticas regenerativas e se tornou a fazenda piloto que resultou na emissão dos primeiros créditos ALM verificados nas Américas.

O projeto já foi verificado, o que significa que suas reduções e remoções de gases de efeito estufa foram realizadas, medidas, auditadas e reconhecidas de acordo com os critérios do Verified Carbon Standard (VCS) da Verra. Os créditos resultantes têm lastro climático real, rastreabilidade e aceitação internacional.

A quantificação foi realizada com base no modelo DayCent, referência global para simulações de carbono em solos agrícolas, e o monitoramento é sustentado por tecnologia de sensoriamento remoto, imagens de satélite e uma base de dados geoespacial exclusiva.

Um novo mercado para a agricultura regenerativa

“A emissão dos nossos primeiros créditos ALM verificados pela metodologia VM0042 da Verra é um divisor de águas para o setor no Brasil”, afirma Alexandre Leite, co-fundador e CEO da NaturAll Carbon. “É o início formal de um mercado que reconhece e recompensa produtores por regenerar o solo, capturar carbono e alimentar o mundo de forma sustentável. Estamos orgulhosos de colocar o Brasil e seus agricultores no centro dessa revolução climática."

Além da mitigação das emissões, o projeto promove resiliência climática, aumento da produtividade agrícola, redução de custos com insumos e preservação de recursos naturais, contribuindo diretamente para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Postado por Redação em 01/07/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.