Bem Brasil moderniza operação com armazém 100% automatizado
Postado por Redação em 21/08/2025 em NotíciasArmazém melhora fluxo de cargas, reduz tempo de carregamento e integra setores com tecnologia
Novo sistema foi implementado na fábrica da companhia em Perdizes (MG) - Créditos: Divulgação
A Bem Brasil, indústria brasileira do mercado de batatas, realizou recentemente a instalação de um novo modelo de armazém em sua operação de Perdizes (MG). Construído em parceria com a Mecalux, o novo espaço conta com a utilização de dois softwares da empresa, responsáveis por controlar a logística de expedição das toneladas de alimentos congelados.
O novo modelo, 100% automatizado, custou aproximadamente R$45 milhões à companhia e foi escolhido para elevar a eficiência interna no processo de armazenamento dos produtos e minimizar erros no processo, potencializando o uso do espaço disponível e reduzindo gastos com manutenção e mão-de-obra. A operação é feita por meio de transelevadores inteligentes, controlados pelo software customizado da Mecalux.
Com a utilização dos softwares a companhia também passará a contar com maior integração operacional, reduzindo o consumo de energia elétrica ao mesmo tempo em que ganha agilidade na expedição.
“O processo se tornou mais ágil e preciso com a implementação do software de gerenciamento disponibilizado pela Mecalux. Reduzimos o nosso tempo de carregamento, otimizamos o equilíbrio e a disposição das cargas e, dessa forma, conseguimos diminuir o tempo de permanência dos caminhões no pátio. Todo o processo foi viabilizado para elevar o nível de satisfação dos nossos parceiros comerciais, buscando atingir padrões ainda mais elevados de excelência”, explicou Célio Zero, diretor operacional da Bem Brasil.
Com capacidade produtiva de 500 mil toneladas de produtos por ano, podendo atender até a 55% da demanda nacional, a companhia oferece um mix com mais de 20 produtos voltados para o food service e o varejo. A empresa segue em constante modernização, investindo nas melhores tecnologias e soluções operacionais para suas fábricas.
“A instalação do sistema Pallet Shuttle permitiu o controle autônomo da entrada e saída de mercadorias. Conectamos nossos setores de armazenamento e produção por meio de transelevadores, permitindo o fluxo contínuo de matérias-primas e produtos acabados. Enquanto isso, utilizamos o Easy WMS, que acompanha em tempo real as etapas de entrada, localização e expedição dos produtos, assegurando o correto funcionamento de todas as fases de nossa produção e evitando paralisações desnecessárias por problemas de abastecimento”, ressaltou o diretor operacional da Bem Brasil.