ABAG destaca o potencial de inovação e competitividade do agro brasileiro
Postado por Redação em 29/04/2025 em NotíciasSobre tendências, a pesquisa apontou as principais tecnologias para os próximos anos e quais são seus impactos no setor
Giuliano Alves, gerente de Sustentabilidade e Projetos da ABAG. Reprodução: Linkedin
A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), por meio de seu Comitê de Inovação, lançou, nesta segunda (28/4), a terceira edição do Position Paper: Visão da Inovação e da Competitividade do Agronegócio, que traça um panorama geral do setor sobre o tema, identificando oportunidades, desafios e perspectivas futuras da inovação e da competitividade no agro brasileiro.
Elaborado a partir de um pesquisa com representantes de toda a cadeia produtiva, o documento amplia o debate sobre a correlação entre inovação e a segurança alimentar e a sustentabilidade, seus impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico e na implementação de novas tecnologias para utilização de insumos, maior eficiência no manejo do solo e na utilização da água e aumento da biodiversidade, que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas e para a criação de sistemas mais resilientes.
O position paper da ABAG também destaca a importância de superar desafios internacionais – regulamentações unilaterais, falta de diálogo, acesso à tecnologia e competitividade – e desafios setoriais, incluindo infraestrutura, mudanças climáticas e regulamentações e políticas públicas, para garantir o futuro do agro brasileiro.
O documento trata ainda de temas relacionados à natureza organizacional, às pessoas e à natureza ambiental, e analisa os fatores para uma maior integração em cadeias globais de valor, a relevância de um trabalho voltado para a promoção internacional do agronegócio brasileiro e a implementação de políticas efetivas para estímulo à inovação.
Sobre tendências, a pesquisa apontou as principais tecnologias para os próximos anos e quais são seus impactos no setor. Em Tecnologias 4.0, ênfase para Inteligência Artificial (80,5%), equipamentos autônomos (66,2%), aplicativos e softwares de gestão (58,4%) e blockchain (32,5%). Foram mencionadas também tecnologias de agricultura de precisão e de agricultura regenerativa.
“A terceira edição de nosso position paper mostrou que o agro possui enorme potencial de crescimento, mesmo diante de inúmeros desafios. E a inovação será fundamental para manter essa competitividade, contribuindo para uma produção de alimentos, fibras e energia renovável ainda mais sustentável. Além disso, a ABAG, apoiada por seu Comitê de Inovação, terá um papel fundamental na promoção dessas iniciativas, trabalhando para a disseminação de conhecimento, construção de redes de cooperação, a defesa e representação diante de governos e entidades internacionais e o incentivo às parcerias para impulsionar a inovação”, destaca Giuliano Alves, gerente de Sustentabilidade e Projetos da ABAG.
O Position Paper: Visão da Inovação e da Competitividade do Agronegócio tem sido um instrumento importante para a elaboração de planos estratégicos e de investimentos e para estimular a inovação no agronegócio brasileiro, elevando a competitividade e a sustentabilidade do setor.