Entrevista com Claudio Fernandes, Co-fundador e CEO da Bio2Me
Postado por Redação em 10/06/2024 em EntrevistaStartup utiliza IA para identificar espécies nativas e promover o cultivo sustentável de bioativos
Claudio Fernandes, fundador da Bio2Me
O Cerrado ultrapassou a Amazônia, proporcionalmente, como o bioma brasileiro mais desmatado atualmente. Em contrapartida a esses danos ambientais, a Agtech Bio2Me desenvolveu uma Inteligência Artificial para ser aliada na recuperação do Cerrado. O Portal Agro Summit conversou com Claudio Fernandes, Co-fundador e CEO da startup sobre a solução.
Agtech desenvolve tecnologia de IA para agricultura sustentável no Cerrado
Poderia nos explicar como funciona a Inteligência Artificial desenvolvida pela Bio2Me?
A Bio2Me desenvolveu uma Inteligência Artificial que é especializada em identificar espécies de árvores nativas através de imagens geradas por drones. Nosso objetivo foi criar uma tecnologia para mapear e encontrar as melhores áreas no Cerrado com aptidão para o manejo de espécies nativas de maior valor econômico e que se adequem na tese de investimento da Bio2Me.
Quais são seus principais clientes e como eles se beneficiam da tecnologia e serviços oferecidos pela empresa?
Os principais clientes da Bio2Me incluem investidores e empresas nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Estes clientes beneficiam-se do cultivo de espécies nativas, promovendo a conservação e a recuperação de terras degradadas, e da renda obtida com bioativos como o baru e a fava d'anta, que são produzidos de maneira sustentável.
Quais foram os maiores desafios tecnológicos enfrentados no desenvolvimento dessa solução e como vocês os superaram?
Para o desenvolvimento da tecnologia, que eficazmente identifica as espécies nativas presentes na propriedade e avalia o seu potencial de produção de bioativos, o principal desafio foi construir um banco de dados rico, com diferentes exemplos das mesmas espécies em diferentes locais e situações, para treinar a rede neural de forma efetiva, o que conseguimos fazer devido a nossa atuação intensiva em campo.
Com seu envolvimento em temas ambientais e sustentabilidade, como você vê o futuro da tecnologia na agricultura e na preservação ambiental no Brasil?
Há muitas soluções tecnológicas voltadas para a agricultura tradicional que podem ser repensadas e desenvolvidas para resolver problemas voltados à preservação ambiental e sustentabilidade, foi neste contexto que vimos a oportunidade de criar nossa rede neural e soluções de rastreabilidade.
Sobre a Bio2Me
A Bio2Me, fundada por Claudio Fernandes e Marcio Campos, desenvolveu uma Inteligência Artificial capaz de mapear e calcular a capacidade produtiva de áreas preservada e que garante, ainda, a exploração sustentável por meio do cultivo dos bioativos ideais para cada região.
Fernandes possui mais de 30 anos de experiência no mercado de tecnologia e foi o especialista responsável pela construção da rede neural da startup.