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Tecnologia brasileira de rastreabilidade bovina transforma gado em ativo de garantia de crédito

Postado por Redação em 19/04/2024 em Notícias

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Spacevis by Stocci Farm é pioneira na certificação e tokenização da origem dos dados coletados dos animais

Em uma iniciativa inédita no mundo dos tokens

Divulgação

A startup Spacevis by Stocci Farm anunciou o lançamento da primeira smart tag de rastreamento e monitoramento de gado totalmente produzida no Brasil.

Segundo a empresa, a nova tecnologia promete revolucionar a rastreabilidade de bovinos, oferecendo monitoramento em tempo real, acompanhamento do nível de atividade para análise do bem-estar do animal, reconhecimento de atividades e geolocalização. 

A smart tag, uma rede de privada de conectividade na plataforma Cattlevis, permite aos pecuaristas e frigoríficos acompanharem de forma completa e inteligente seus rebanhos. Com tecnologia baseada em blockchain, o sistema oferece transparência e compliance de todos os dados e histórico individual dos animais, com dashboard de fácil navegação e em única tela. 

A smart tag, considerada a mais leve do mundo, utiliza um dispositivo de rastreamento similar aos brincos já utilizados nas orelhas dos animais. Equipada com GPS e acelerômetro, fornece dados precisos que são transmitidos diretamente ao software. Com capacidade de rastreamento de até 20 km e uma bateria com vida útil de quatro anos sem necessidade de recarga, o produto patenteado recebeu aprovação tanto da FDA (Food and Drug Administration), quanto da Anatel. 

Entre os diferenciais que fazem esse produto único no mercado está a possibilidade de monitoramento e rastreamento do gado em tempo real, 24 horas por dia. “Além dos pecuaristas e frigoríficos terem na palma da mão a localização de cada cabeça de gado, a solução permite monitorar a saúde animal por meio do registro de atividades diárias, registrando inércia, baixa, alta ou hiperatividade, e até mesmo acompanhar o cio das fêmeas”, conta Guilherme Canavese, CEO da Spacevis by Stocci Farm.

O produto oferece rastreabilidade completa desde o nascimento até a prateleira. A localização exata do gado ajuda a evitar que os animais sejam direcionados para áreas ilegais ou de desmatamento, contribuindo para a sustentabilidade na indústria alimentícia e para a obtenção do selo de boi verde nacional, cada vez mais valorizado pelas empresas preocupadas com iniciativas ESG. 

A Spacevis acaba de ser aquirida pelo multi family office GHT4, em parceria com a Stocci, empresa investida pelo Grupo que atua na democratização do uso de dados e IA, transformando dados em valor agregado ao negócio. Essa será a primeira iniciativa do seu braço de negócio dedicado a agropecuária.

Tokenização do gado 

Essa solução é capaz de transformar o boi em ativo digital, ampliando suas possibilidades de uso como garantia real de crédito ao setor, algo inédito no mundo dos tokens. 

“A consolidação de inúmeras informações precisas sobre cada animal tem como base a tecnologia de Blockchain, um banco de dados imutável, o que permite entregar ainda mais confiança, segurança e transparência de dados aos criadores e ao mercado. Atualmente, só é aceito como ativos reais as propriedades e maquinários. Essa iniciativa vem para revolucionar o mercado”, reforça Gustavo Paro, CEO da Stocci. 

Com mais de 230 milhões de cabeças, o rebanho bovino brasileiro representa um estoque estimado em R$ 800 bilhões. No entanto, devido à falta de garantias sobre a existência e origem desses animais, o setor pecuário enfrenta desafios para utilizar esse estoque em operações de crédito. O lançamento da smart tag surge como uma solução para essa questão, proporcionando dados precisos e confiáveis sobre o rebanho. 

“Esse inovador produto vem para mudar um segmento importante da economia brasileira, a agropecuária, por meio de uma tecnologia avançada e 100% desenvolvida no Brasil. A solução leva ao pecuarista a possibilidade de obter linhas de crédito competitivas, já que sem ela teria pouca garantia de negociação, aumentando assim seu fluxo de caixa e tornando-se mais competitivo no mercado”, reforça Caio David Abrahim, sócio fundador do Grupo GHT4. 

A previsão é que sejam entregues mais de um milhão de dispositivos até o final de 2025. 

 

 

Postado por Redação em 19/04/2024 em Notícias

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