JPA Agro lança marketplace com IA para agronegócio
Postado por Redação em 11/07/2025 em NotíciasTecnologia busca otimizar a forma como o produtor rural acessa insumos, crédito e informações
Marcelo Teixeira, especialista em mercado da JPA Agro e um dos fundadores da JPA Inteligência
A JPA Agro, empresa mineira de tecnologia especializada em comércio digital e crédito para o agronegócio, anuncia o lançamento de um marketplace que utiliza inteligência artificial para automatizar processos de compra e atendimento no agronegócio. A iniciativa integra os esforços de digitalização do setor.
O sistema será lançado oficialmente em setembro após testes internos e tem como meta ultrapassar R$ 1 bilhão em GMV (valor bruto de mercadoria), somando vendas e operações de crédito concedidas. O objetivo da plataforma é acelerar, personalizar e tornar mais estratégica a experiência do produtor rural, lidando com a complexidade técnica dos produtos, volatilidade dos preços e o atendimento consultivo característico do segmento.
"Com a IA, oferecemos um copiloto ao consultor e, em breve, ao próprio produtor, para gerar valor real e facilitar decisões de compra e venda no campo", conta Marcelo Teixeira, especialista em mercado da JPA Agro e um dos fundadores da JPA Inteligência.
Desenvolvido em parceria com a Yucca Data Science, o marketplace utiliza uma inteligência artificial generativa que gera respostas rápidas baseadas em uma base de dados proprietária da JPA, que inclui dados de produtos, histórico de interações e comportamento dos usuários.
Inicialmente, a IA funciona como um copiloto para os consultores internos, respondendo a dúvidas sobre mais de mil produtos, simulando linhas de crédito e recomendando soluções técnicas e financeiras personalizadas. Em breve, o assistente estará disponível diretamente para os produtores rurais, atuando como um "funcionário virtual" nos canais do marketplace, incluindo o WhatsApp.
"Estamos começando de dentro para fora: refinando ao máximo a IA para nossos consultores, para depois escalar ao produtor. A maior parte das soluções no mercado vai direto ao consumidor sem o devido treinamento da tecnologia. Escolhemos o caminho inverso porque queremos excelência desde o primeiro contato", finaliza Teixeira.