Fendt e PTx Trimble desenvolvem sistema de controle de ervas daninhas com uso de IA
Postado por Redação em 14/01/2026 em NotíciasRowPilot surge como uma resposta direta à necessidade de maior eficiência e sustentabilidade no campo
Divulgação
A Fendt, fabricante alemã de máquinas agrícolas, e a PTx, marca de soluções agrícolas digitais e de alta precisão, ambas do grupo AGCO, se uniram para desenvolver uma solução para o controle de ervas daninhas na lavoura. Para isso, as marcas apresentam o RowPilot, tecnologia que promete transformar o manejo de ervas daninhas através da inteligência artificial (IA).
O RowPilot surge como uma resposta direta à necessidade de maior eficiência e sustentabilidade no campo. Trata-se de um sistema de gerenciamento de linhas baseado em inteligência artificial projetado para orientar tratores e implementos de capina mecânica. Ao automatizar o direcionamento nas entrelinhas, a tecnologia elimina a fadiga do operador, que não precisa mais monitorar constantemente o implemento, e permite velocidades de trabalho mais elevadas sem comprometer a lavoura.
Ao contrário dos sistemas convencionais de câmeras, que se baseiam na cor (verde sobre marrom) ou na massa foliar das plantas, o software do RowPilot foi treinado para "ler" a estrutura da cultura de uma forma mais sofisticada. A inteligência artificial identifica o ponto exato onde a planta emerge do solo.
Essa mudança de paradigma técnico traz vantagens operacionais imediatas para o agricultor, como precisão em condições adversas, já que o sistema mantém a orientação correta mesmo se houver vento movendo as plantas ou se a cultura apresentar falhas e densidades irregulares. Além disso, a tecnologia mostra sua eficiência em ervas daninhas densas, pois a IA distingue a geometria da cultura, ela não se confunde em cenários onde há muita infestação de ervas daninhas (o desafio "verde sobre verde"). Outro diferencial é a operação em declives, pois a tecnologia compensa a inclinação do terreno, garantindo que o implemento não danifique a linha de plantio.
“Embora o sistema ainda esteja em fase piloto, além da aplicação para o cultivo de plantas, ele apresenta potencial para outros usos como pulverização e colheita. Trata-se de uma solução que vem ao encontro das tendências que a agricultura pede: automação e autonomia para o operador”, destaca Elizeu dos Santos, gerente de Marketing de Produto da Fendt.
O desenvolvimento do RowPilot também focou na facilidade de uso. O operador precisa apenas informar a posição da câmera e o espaçamento entre linhas no terminal do trator. Não é necessário configurar parâmetros complexos como altura, largura ou cor da planta, pois o algoritmo se adapta automaticamente.
Além do ganho em produtividade, a tecnologia reforça o compromisso da Fendt e da PTx com a sustentabilidade. Ao viabilizar uma capina mecânica de altíssima precisão, o RowPilot facilita a redução do uso de defensivos químicos, atendendo a uma demanda global por práticas agrícolas mais limpas.








