CPE Tecnologia e CETMIG firmam parceria e lançam curso técnico de agrimensura
Postado por Redação em 24/06/2024 em NotíciasObjetivo é formar profissionais capacitados para utilizar as mais modernas tecnologias, preparando-os para desafios do mercado
Reprodução: Freepik
A CPE Tecnologia, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, e o CETMIG (Centro de Ensino Técnico Minas Gerais) anunciaram o lançamento de um curso técnico em agrimensura.
As aulas tiveram início em fevereiro e são ministradas em formato híbrido, mesclando atividades online e presenciais, com a proposta de aliar teoria e prática com recursos tecnológicos de ponta.
De acordo com Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, trata-se de uma parceria bastante importante para promover o desenvolvimento de profissionais prontos para os desafios do mercado. “As aulas são ministradas pelos professores do CETMIG, enquanto nós oferecemos todo o parque tecnológico a fim de possibilitar que os estudantes tenham acesso às mais modernas tecnologias”, conta.
A agrimensura é utilizada em diversos setores, principalmente onde é necessário realizar medições precisas e mapeamentos territoriais. No agronegócio, desempenha um papel importante, oferecendo tecnologias avançadas e técnicas de precisão para otimizar a produção agrícola. A integração de tecnologias de geoprocessamento, como drones, GNSS e scanners a laser, facilita o mapeamento detalhado das propriedades rurais, permitindo um planejamento mais eficiente e sustentável das atividades agrícolas.
“A ideia é que os alunos tenham contato com equipamentos como lasers scanner, GNSS, estações totais modernas, IMU, drones e outros recursos que farão parte do dia a dia desses futuros profissionais," menciona Neves, que acrescenta que os estudantes serão benefíciados ao adquirirem conhecimento especializado, experiência prática, certificações reconhecidas e oportunidades de networking, facilitando, assim, a inserção no mercado de trabalho.
Segundo o CEO, a companhia acredita que é importante fornecer recursos para que os trabalhadores de topografia, agrimensura e outros ramos da área de geotecnologia tenham condições de utilizar com eficiência os recursos que o mercado dispõe atualmente