Agtechs apresentam tecnologias em Pitch Day promovido pela Fealq
Postado por Redação em 18/02/2025 em NotíciasPlataforma do Banco do Brasil é única julgadora brasileira em Pitch Day que acontece no próximo dia 20
Reprodução
As startups Microgene, BSV Robotics, Vankka, AQUi9 e Bioinsumos Brasil apresentarão seus projetos desenvolvidos para o setor do agronegócio durante o Pitch Day, promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) em parceria com a Mastera e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
As soluções serão apresentadas ao Broto, plataforma de agro do Banco do Brasil, ao Danta Fund (fundo de Venture Capital PreSeed da Costa Rica) e ao Taylor Geospatial Institute, dos EUA. A avaliação das selecionadas foi realizada pelo Comitê de Acompanhamento, formado por representantes da Esalq/USP, Mastera e Fealq, no dia 20 de fevereiro, como parte do Edital Inovação e Negócios.
O edital, lançado em 2024 por meio do Programa de Apoios da Fealq, tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor agropecuário, conectando startups, empresas, estudantes e empreendedores ao ecossistema de inovação da USP. Entre os desafios propostos pela chamada, destacam-se o desenvolvimento de novas ferramentas de inteligência artificial para suporte a produtos financeiros do setor, tecnologias para rastreabilidade e agregação de valor em alimentos e bebidas, e inovações que promovam a sustentabilidade e a produtividade agrícola.
“Estamos honrados e comprometidos em contribuir para a curadoria dos projetos. Ajudar a abrir portas e promover a conexão dessas startups com o mercado é fundamental para o desenvolvimento do agro brasileiro. Também vamos avaliar possíveis sinergias das iniciativas com o Broto. Uma de nossas linhas de negócio consiste em conectar soluções de parceiros em nossa jornada, ampliando o leque de opções ao produtor rural e tornando o nosso ecossistema cada vez mais completo”, comenta Marco Aurélio Silveira dos Santos, superintendente-executivo do Broto.
Os projetos aprovados no edital contaram com mentorias técnicas para o desenvolvimento de soluções escaláveis; integração com ecossistemas inovadores; ampliação da viabilidade de execução de projetos; maior acesso a parceiros, investidores e redes especializadas no agronegócio, além de diversos outros benefícios. “Todos os anos, diversas pesquisas científicas com alto potencial são geradas, mas poucas chegam a se tornar soluções concretas. Na Mastera, transformamos esse conhecimento em inovação prática, trabalhando em construir novas tecnologias às demandas das empresas e do mercado”, explica Tainan Lamas, fundador da Mastera.
A realização do Edital Inovação e Negócios reforça a importância da colaboração entre universidades, startups, investidores e empresas para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras no agronegócio. Com o apoio de instituições de renome e a participação do Broto, a iniciativa fortalece a conexão entre a pesquisa acadêmica e o mercado, abrindo novas oportunidades para a transformação digital no setor.
As startups selecionadas têm a oportunidade de consolidar-se como protagonistas da inovação agropecuária. A expectativa é que as soluções desenvolvidas não apenas impulsionem o setor, mas também contribuam para a sustentabilidade, eficiência e competitividade do agronegócio brasileiro.