Uso de drones de pulverização no Brasil aumentou quase 400% em três anos, aponta pesquisa
Postado por Redação em 23/05/2024 em Notícias"Estima-se que existem hoje no Brasil 12 mil drones realizando este trabalho, é o segundo maior mercado desta aplicação"
Reprodução: Eavision
Segundo levantamento promovido pelo Drone Show, o uso de drones de pulverização no Brasil aumentou quase 400% em três anos. O estudo apontou que em 2021 havia cerca de 2,5 mil drones de pulverização em operação. Esse número saltou para 5 mil em 2023 e para 12 mil em 2024.
“Os drones para a agricultura são usados para mapear doenças e posteriormente para pulverização. Estima-se que existem hoje no Brasil 12 mil drones realizando este trabalho, é o segundo maior mercado desta aplicação, perdendo só para a China. Mas o potencial é este número aumentar aqui para 50 mil para atender a demanda do agronegócio no Brasil. Para atender esta demanda várias marcas atuam no setor. Existem centenas de prestadores de serviços atuando no meio rural, mas cresce a cada dia o interesse do próprio agricultor em adquirir os drones", conta Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, organizadora da Drone Show.
Grande parte desse aumento foi impulsionado pela flexibilização das regras de uso de equipamentos para esse tipo de atividade, realizada pela ANAC, Agência de Aviação Civil, em 2023.Além do aumento de empresas de prestação de serviços de pulverização, também notou-se um aumento expressivo de produtores rurais adquirindo seus próprios equipamentos e capacitando suas equipes para operá-los.
Os produtores estão utilizando os drones de pulverização principalmente nas culturas de milho e soja, que juntas representam 50% das operações com drones no Brasil. Em seguida, o equipamento é utilizado em pastagens, cana de açúcar e trigo. Os menores usos são com arroz, café, limão, banana e algodão.
"O uso de drones na agricultura é uma tendência irreversível que trará grandes benefícios para o setor. As inovações tecnológicas em desenvolvimento como maiores capacidades, maior autonomia, rotas mais inteligentes, sensores e radares modernos, aliados a crescente demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis impulsionam o crescimento desse mercado. A superação dos desafios existentes, como a regulamentação e o custo dos equipamentos, abrirá caminho para a consolidação dos drones como ferramentas essenciais para o futuro da agricultura", CEO da Gohobby, empresa especializada na importação e distribuição de drones para vários setores, inclusive o de agronégocio.
A EAVision, empresa de drones de pulverização, anúncio o lançamento de um novo drone com capacidade de 45 e 60 litros e Inteligência Artificial de voo, que incorpora avanços tecnológicos de ponta, que incluem detecção automática de obstáculos a partir de um centímetro de diâmetro e quatro bicos de pulverização, permitindo uma taxa de pulverização de até 24 hectares/hora.
O modelo, chamado de Pandora, é o primeiro no país a integrar 3 soluções em um único equipamento. Além da detecção automática de obstáculos, o drone realiza também mapeamento geográfico e criação de mapas sem a necessidade de outros drones de imagem.
“Na Eavision, acreditamos firmemente que o avanço em tecnologias como voo autônomo e sistemas de pulverização inteligente será o catalisador para transformações significativas na agricultura. Especificamente, drones equipados com tecnologias de pulverização avançadas, como nosso inovador Bico Rotativo de Névoa, não pode ser subestimada. Este sistema pioneiro garante uma cobertura uniforme dos dois lados da folha, distribuindo gotículas precisas que variam de 10 a 300 micras. Tal precisão assegura não apenas a máxima eficácia dos defensivos aplicados, mas também promove uma aplicação mais consciente e econômica, minimizando o desperdício e o impacto ambiental", menciona Alex Floriano, Gerente de marketing na Eavision.