Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Agtechs utilizam tecnologias para desenvolver soluções sustentáveis no agronegócio

Postado por Redação em 16/08/2024 em Destaque

Compartilhar:

A tecnologia está revolucionando o setor, aumentando a eficiência, produtividade e sustentabilidade das práticas agrícolas

Agtechs utilizam tecnologias para desenvolver soluções sustentáveis no agronegócio
Foto: Divulgação

O setor do agronegócio está cada vez em busca de práticas sustentáveis para reduzir o impacto ambiental das atividades agrícolas, conservar os recursos naturais e combater as mudanças climáticas. Com o avanço das tecnologias, agtechs  oferecem soluções mirando a sustentabilidade e a eficiência no setor. Entre elas, a Diversa.bio, a Apys Inteligência Apícola e a iMicro-Biotech.

Com uma proposta de sistema circular de alimentos, a agtech Diversa.bio, por meio de uma plataforma, promove uma agricultura sustentável e biodiversa. Atuando com agricultores parceiros da região do Cinturão Verde de SP, possui uma abordagem em diversos biomas, desenvolvendo comunidades rurais locais para uma agricultura otimizada e regenerativa.

A empresa oferece tecnologias de campo baseadas na natureza, tecnologias de comercialização baseadas em análise de dados e tecnologias regenerativas, baseadas na otimização.

A startup foi acelerada pelo InovAtiva de Impacto Socioambiental e conta com uma equipe com mais de 75 anos de experiência em sistemas alimentares, além de 20 anos em pesquisa na busca por trazer alternativas ao atual modelo de consumo e cultivo de alimentos.

Já a Apys Inteligência Apícola utiliza tecnologia para fortalecer a apicultura dentro do agronegócio brasileiro. A solução é uma ferramenta voltada aos criadores de abelhas.

Com a tecnologia, o apicultor tem acesso à inteligência artificial e algoritmos de machine learning, que o ajudam no melhor aproveitamento do seu pasto apícola. Nesse sentido, é possível registrar suas atividades e analisar os dados por meio de relatórios gerenciais que facilitam a tomada de decisão no que tange o fortalecimento e produção de suas colmeias.

Além disso, permite a conexão entre todos os envolvidos na cadeia produtiva, o pequeno produtor, a agroindústria do mel e o mercado interno e externo. 

No caso da iMicro-Biotech, a startup de biotecnologia, desenvolve fertilizante biológico sustentável, aumentando a produtividade da soja e milho em, respectivamente, 6% e 15%. Com a solução, evita-se a emissão de gases de efeito estufa equivalentes a 4,3 toneladas de CO2 hectare, o que ajuda a promover práticas agrícolas sustentáveis alinhadas às ODS 2.3 e 2.4. 

 

Postado por Redação em 16/08/2024 em Destaque

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.