Kellanova digitaliza processos fabris em Santa Catarina
Postado por Redação em 04/08/2025 em NotíciasTecnologia incrementa eficiência de controle sobre a linha produtiva e mais celeridade na distribuição ao mercado
A Kellanova, multinacional de alimentos detentora de marcas como Sucrilhos®, Pringles® e Parati®, está digitalizando as suas linhas de produção em São Lourenço do Oeste (SC) para otimizar a evolução dos produtos com base em dados das quatro unidades em operação. Desta forma, a companhia oferece transparência aos stakeholders sobre indicadores relacionados ao uso de recursos naturais, tais como economia de água e energia, redução na geração de resíduos e emissões de gases de efeito estufa.
As unidades de produção de Pringles® e cereais (Sucrilhos® Original - Sucrilhos® sabor Chocolate e Kellogg´s® Corn Flakes) já operam no modelo de gestão automatizada. Nessas plantas, é possível fazer o acompanhamento online e em tempo real, visualizando detalhes como o funcionamento da linha e a velocidade da operação. O conceito aplicado pela Companhia permite estabelecer a coleta abrangente de dados de produtividade (como paradas e perdas) com os parâmetros e metas de aferição de qualidade na linha.
“Os benefícios da digitalização vão além do aumento de volume e performance — também incluem a redução de desperdícios. A digitalização também oferece mais visibilidade para os operadores, permitindo que atuem de forma mais eficaz e têm impacto em outras áreas da Companhia, como Logística, Sustentabilidade, Planejamento de Materiais, Qualidade, Marketing e Finanças”, completa Antônio Cirion, diretor sênior de manufatura da Kellanova no Brasil.
A aferição por dados permite abranger e rastrear cada etapa da cadeia, desde a origem dos ingredientes até a distribuição do produto final, facilitando a identificação e a correção de eventuais contratempos. A coleta e a análise de dados em tempo real fornecem informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas, como a otimização da produção, a identificação de novas oportunidades de mercado e a melhoria da experiência do cliente. Além disso, o uso consistente de estatísticas, tendências e análise de dados contribui diretamente para o aprimoramento da qualidade do produto, reforçando um dos pilares mais relevantes em todo o processo.
“Esse modelo de gestão é essencial para o viés data driven — ou seja, tomar decisões e agir de forma pertinente com base em evidências assertivas. A celeridade na operação é de vital importância na gestão de fornecedores - seja de matéria-prima ou de parceiros de transporte. Essa abordagem, aliada ao investimento em infraestrutura e gestão 4.0 reflete o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da presença no mercado”, analisa Evelyne Faccio, head de assuntos corporativos da Kellanova no Brasil.