IA da Oracle orienta a colaboração na supply chain para ajudar varejistas a mitigar riscos
Postado por Redação em 14/01/2026 em NotíciasSolução em nuvem capacita varejistas a aumentar resiliência e produtividade por meio de colaboração inteligente e operações mais eficientes
Reprodução
A Oracle anunciou, na última terça-feira (13), o Oracle Retail Supply Chain Collaboration, nova solução em nuvem permite que os varejistas naveguem com mais facilidade por um cenário de fornecedores cada vez mais imprevisível e complexo, ampliando a visibilidade operacional, a eficiência, a coordenação com parceiros e a conformidade, ajudando a proteger margens e a satisfação do cliente.
A solução contribui para a mitigação de riscos na cadeia de suprimentos ao entregar insights acionáveis e orientados por dados, que aprimoram a precisão das previsões e alertam os varejistas sobre possíveis interrupções, como mudanças na demanda do consumidor ou alterações regulatórias que possam impactar e atrasar o envio de estoques. Dentro do sistema, os varejistas podem emitir notificações urgentes para informar usuários sobre mudanças, expectativas e atividades necessárias, além de sinalizar fornecedores para acelerar as próximas etapas e confirmações.
Integrada ao Oracle Retail Merchandising Foundation Cloud Service (MFCS), a solução permite que os varejistas colaborem diretamente com fornecedores para avaliar locais, instalações de produção e outros critérios críticos, viabilizando um processo robusto de pré-seleção e revisões contínuas. Dessa forma, os varejistas podem simplificar suas operações de merchandising ao utilizar um portal unificado para acessar e analisar dados valiosos de fornecedores, promovendo estratégias de merchandising mais eficientes e eficazes.
“De desastres naturais a mudanças nas condições do comércio global, os varejistas enfrentam constantemente o desafio de equilibrar melhor suas cadeias de suprimentos para atender às expectativas dos clientes, cumprir requisitos de ESG e regulatórios e proteger seus resultados”, afirma Paul Woodward, vice-presidente global de Produtos Oracle Retail. “Esta solução oferece a visibilidade e a inteligência orientadas por IA e dados necessárias para navegar por relações complexas com fornecedores e cadeias de suprimentos, ajudando a mitigar riscos financeiros, operacionais e reputacionais.”
Coordenação e conformidade aprimoradas com fornecedores
Com o Oracle Retail Supply Chain Collaboration, os varejistas podem gerenciar suas operações de merchandising em escala global com mais confiança, alinhando práticas a objetivos de negócio, padrões de conformidade e metas de sustentabilidade — desde a pré-seleção até o cumprimento de pedidos. Listas de atividades categorizadas ajudam varejistas e fornecedores a organizar e filtrar processos por status e responsabilidade, enquanto visões de listas de atribuição oferecem ações rápidas para atualização de processos, atividades, locais e status de documentos, simplificando a gestão de fluxos de trabalho e aumentando a produtividade.
Os varejistas também podem personalizar notificações de auditoria para comunicações mais direcionadas e gerenciáveis. Recursos planejados de assistente digital com IA estão em desenvolvimento para reduzir atritos e economizar tempo, permitindo encontrar e resumir informações-chave de fornecedores por meio de prompts simples.
Além disso, a integração direta dos sites de fornecedores do Oracle Retail Merchandising Foundation Cloud Service com o Supply Chain Collaboration possibilita a criação automática de registros de produtos em nível de estilo ou SKU. Essa integração unidirecional utiliza APIs do MFCS para recuperar itens e criar ou atualizar registros de produtos usando códigos de fornecedor e de item como identificadores comuns, agilizando a sincronização de dados de produtos.








