Plataforma FICO impulsa transformação digital em sistema de crédito rural no Brasil
Postado por Redação em 24/07/2025 em NotíciasBradesco lançou o marketplace digital E-agro em 2023 para simplificar o acesso a crédito rural, produtos e serviços
Nadege Saad, Diretora de agronegócios no E-agro
O Bradesco, grande grupo financeiro da América, utiliza a Plataforma FICO® para modernizar a forma como o crédito rural é concedido no Brasil. Por meio da plataforma digital E-agro, desenvolvida e operada com as avançadas capacidades de tomada de decisão da FICO, a instituição automatizou processos complexos, melhorou o acesso ao crédito para mais de 500 mil agricultores e concedeu mais de R$ 1 bilhão em financiamento no seu primeiro ano.
A indústria agropecuária brasileira desempenha papel fundamental no fornecimento global de alimentos, e algumas estimativas indicam que ajuda a alimentar cerca de 10% da população mundial. O investimento do banco no E-agro representa não apenas um avanço significativo em tecnologia financeira, mas também um catalisador para a resiliência econômica e ambiental em todas as zonas rurais do Brasil.
“Os agricultores são extremamente importantes para a economia brasileira, e a tecnologia é fundamental para apoiar seu crescimento”, afirma Nadege Saad, Diretora de agronegócios no E-agro. “Com a FICO, criamos uma oferta digital que simplifica o acesso ao crédito, acelera as autorizações e viabiliza práticas sustentáveis. Isso é mais do que uma inovação financeira: é uma inovação social e ambiental. Porque estabelecemos uma conexão entre o acesso ao crédito e as práticas sustentáveis, não só protegemos os recursos naturais, mas também melhoramos o sustento das pessoas e fortalecemos as comunidades rurais", completa.
Digitalizar o crédito
O Bradesco lançou o marketplace digital E-agro em 2023 para simplificar o acesso a crédito rural, produtos e serviços. Desenvolvida sobre a Plataforma FICO, a solução automatiza a avaliação de crédito, verificação de documentos e desembolso, eliminando atritos durante o processo de empréstimo e a necessidade de visitas presenciais. Pequenos e médios produtores podem solicitar, qualificar-se e receber crédito online.
Plataforma digital feita para o campo
Com o E-agro e a Plataforma FICO, agricultores podem consultar sua capacidade de crédito em tempo real, receber ofertas personalizadas baseadas em dados comportamentais e agronômicos, apresentar documentação socioambiental online e assinar contratos digitalmente, pelo celular ou computador. Uma vez aprovados, os fundos são imediatamente depositados na conta do cliente, sem necessidade de visitas físicas.
Com a integração da Plataforma FICO no ciclo do crédito, a companhia reduziu os passos de dezenas para apenas oito, tornando o processo não só mais rápido, como também mais justo e inclusivo.
Maior impacto ESG em todo o Brasil
Além da oferta do E-agro, o compromisso ESG do Bradesco tem papel de apoio na Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta), um modelo de agricultura regenerativa que melhora a biodiversidade, otimiza a qualidade do solo e reduz as emissões de gases de efeito estufa. Por meio de parcerias como a Sustainable Agriculture Finance Facility (SAFF), a organização oferece crédito a custo menor para agricultores que adotam práticas ILPF.
“O Bradesco está trazendo novas ideias e tecnologias para o setor bancário da agroindústria”, conta Nikhil Behl, presidente de Software da FICO. “A tomada de decisão avançada para empoderar os agricultores e proteger o meio ambiente está gerando um valor econômico e ecológico duradouro", finaliza.