ConectarAGRO destaca iniciativas de conectividade na agroindústria em evento na Colômbia
Postado por Redação em 18/07/2024 em NotíciasAgrotech Colômbia 2024 reuniu líderes e especialistas do setor agrícola para discutir inovações tecnológicas e sustentabilidade
Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO, durante Seminário Internacional Agrotech 2024
A presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello, foi uma das palestrantes do Seminário Internacional Agrotech 2024, organizado pela Asociación Colombiana de Técnicos de la Caña de Azúcar (Tecnicaña) em Cali, na Colômbia. O evento reuniu líderes e especialistas para discutir inovações tecnológicas e práticas sustentáveis na agroindústria.
Durante a apresentação, Paola abordou o tema da conectividade na produção agrícola, destacando o compromisso da ConectarAGRO com a colaboração regional na América Latina. Ela enfatizou a importância de unir esforços para promover a inovação e a transformação digital no campo, compartilhando as iniciativas da entidade que têm impulsionado a digitalização das áreas rurais e remotas.
Com dados e fatos, a presidente da Associação discutiu ainda os principais benefícios das tecnologias no campo, destacando a aplicação de satélites e a adoção de práticas da Indústria 4.0. Ela também pontuou os desafios e oportunidades específicos para o mercado de cana-de-açúcar, ressaltando como essas tecnologias podem revolucionar a cadeia produtiva.
“A integração das tecnologias no campo tem sido essencial para aumentar a eficiência, sustentabilidade e competitividade do setor agrícola. O evento foi uma excelente oportunidade para reforçar a importância da conectividade na agroindústria e fortalecer os laços de cooperação entre os países latino-americanos, promovendo um futuro mais inovador e sustentável para a agricultura”, afirmou a executiva.
Recentemente, a ConectarAGRO lançou o Indicador de Conectividade Rural (ICR), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O ICR identifica as regiões que mais necessitam de investimentos em conectividade, promovendo o desenvolvimento socioeconômico dessas áreas. Utilizando critérios de produção, sociais, ambientais e de infraestrutura, o ICR oferece uma avaliação detalhada da conectividade rural. Este indicador poder ser utilizado para orientar políticas públicas e investimentos privados, beneficiando o agronegócio brasileiro com tecnologias avançadas, melhor comunicação, acesso a serviços essenciais e novas oportunidades de mercado