VIASOFT lança agente de IA para apoiar líderes e produtores rurais na gestão e capacitação
Postado por Redação em 14/08/2025 em NotíciasTreinado a partir dos conhecimentos de Eugenio Mussak, ferramenta conta com linguagem, orientação práticas e acessíveis
Reprodução
A VIASOFT, companhia nacional de tecnologia de gestão, lança Eugenius, um agente de inteligência artificial treinado com curadoria ativa de Eugenio Mussak, especialistas em liderança, desenvolvimento humano e cultura organizacional. A ferramenta chega para democratizar o acesso a conteúdo de gestão com profundidade e simplicidade, falando a língua de quem empreende, lidera e forma pessoas, com grande foco no agro.
Com mais de 40 anos de trajetória, Mussak é autor de mais de 10 livros e 1.000 crônicas sobre comportamento, liderança e relações humanas no trabalho. Palestrante requisitado por grandes empresas brasileiras e grupos de diversos setores, ele agora tem sua voz e repertório organizados em uma ferramenta que responde, orienta e inspira, de forma prática, personalizada e ética.
“O agente de IA Eugenius surgiu de uma dor real. O Eugenio Mussak é muito requisitado, mas não consegue estar presente em todas as empresas ao mesmo tempo. Então unimos a tecnologia à sabedoria e criamos um agente treinado com tudo que já publicou, com curadoria contínua e direta dele. É como ter acesso ao Eugenio, com seu jeito simples e profundo, a qualquer hora do dia”, explica Edmar Ranieri Guerro, líder do projeto na VIASOFT.
O Eugenius pode ser utilizado por empresas para apoiar programas internos de liderança e desenvolvimento humano; oferecer orientação para gestores, líderes e times operacionais; complementar programas de onboarding, treinamentos e feedbacks; e inspirar reflexões diárias sobre propósito, trabalho e relações interpessoais.
Para Eugenio Mussak, a proposta inicialmente parecia improvável, mas logo se mostrou transformadora. “No início, confesso que achei que não fazia muito sentido criar um agente de IA com base no meu conhecimento. A inteligência artificial já está aí, com acesso a tudo, pensei. Mas, à medida que fui entendendo melhor a proposta, percebi o valor da curadoria, da experiência vivida. É como visitar uma biblioteca com um professor ao lado, alguém que conhece os caminhos, que pode interpretar e contextualizar. Isso faz toda a diferença”, explica. Para o especialista, o Eugenius representa uma forma de democratizar o conhecimento que construiu ao longo dos anos. “É um copiloto que ajuda o usuário a tomar decisões, refletir, agir. E mais do que isso, é um convite à autotransformação. A tecnologia não deve nos moldar, mas sim nos servir como ferramenta para sermos melhores”, complementa.
Mussak também compartilha o impacto pessoal de se ver traduzido por uma inteligência artificial. “Fiquei honrado com a escolha. Com tantos nomes brilhantes disponíveis, saber que a Viasoft quis construir um agente com base na minha trajetória me tocou profundamente. Isso só reforça o propósito de usar a tecnologia a favor da sabedoria e do desenvolvimento humano”, afirma.
Desenvolvimento da ferramenta
A solução foi desenvolvida com base em materiais originais de Eugenio Mussak, com atualização constante e critérios rigorosos sobre o que deve ou não ser respondido. A curadoria ativa garante que o conteúdo mantenha o tom humano, respeitoso e reflexivo, que são marcas do educador que se tornou referência em comportamento organizacional.
“Nosso público vai de CEOs a produtores rurais. A linguagem do Eugenius é acessível, direta e acolhedora. A inteligência dele é sofisticada, mas a forma de falar é simples e com conteúdo que gera ação”, finaliza Guerro.