Tecnologia com IA otimiza monitoramento e reduz custos no campo
Postado por Redação em 24/10/2024 em NotíciasFalta de chuvas leva produtores a reavaliar estratégias e ajustar planejamento de plantio
Divulgação: Sima
Com a escassez de chuvas afetando a safra 2024/25, produtores recorrem a soluções para otimizar o monitoramento das lavouras e reduzir custos. Empresas como a AGTech Sima oferecem tecnologias que permitem acompanhar as condições do campo em tempo real, proporcionando mais precisão no controle das plantações. Essas ferramentas ajudam os agricultores a ajustar o planejamento de plantio e a evitar prejuízos, oferecendo suporte em momentos críticos de reavaliação das estratégias devido às condições climáticas adversas.
“Aqueles que não utilizam irrigação, para não perder a janela, apostam na semeadura no seco, porém, como em algumas regiões as águas não vieram como o esperado, muitos estão revendo todo o planejamento”, destaca Victória Corrêa, engenheira agrônoma e especialista em sustentabilidade da AGTech Sima.
Segundo dados mais recentes da Conab, o plantio da safra de soja alcançou 9,1% da área até a segunda semana de outubro. A nível de comparação, na mesma data do ano passado, a semeadura atingia 19%. Mesmo diante desse descompasso, a companhia mantém previsão positiva. Para a soja, a estimativa é de um crescimento de 2,8% na área semeada. Ainda assim, a produção da oleaginosa deve aumentar 12,7%, para 166,05 milhões de toneladas.
Como alternativa para esse cenário, o emprego de tecnologias ajuda os produtores a reduzir os custos. O aplicativo da agtech possibilita o monitoramento no campo de forma georreferenciada, analisando dados em tempo real e gerando ordens de serviço automaticamente. Além disso, a proporciona economia de tempo e custos, principalmente ao evitar aplicações desnecessárias, otimizando recursos.
A plataforma também facilita a comunicação entre as equipes no campo, promovendo uma tomada de decisões mais ágil e assertiva, o que contribui para melhorar a produtividade e maximizar os resultados dos produtores. Entre essas soluções disponibilizadas, está a ferramenta de planejamento de safra. Ao acessar o app, o agricultor cadastra as culturas, as safras e pode detalhar por área plantada ou talhões. Também é possível acrescentar a expectativa de colheita, condições, espaçamentos entre linhas, tipo de plantio e data de fechamento da semeadura.
A ferramenta permite ainda mencionar áreas de testes, variedades do híbrido, entre outras informações. “Por ser editável, o produtor tem a liberdade de fazer os ajustes necessários como em momentos como este de replanejamento”, conclui a engenheira agrônoma.