Sistema de gestão reduz em 70% o tempo de pesagem e aparte em fazenda
Postado por Redação em 31/07/2025 em NotíciasPesagem e aparte de animais, que antes consumiam um dia inteiro de trabalho, passaram a ser feitos em menos de duas horas
Divulgação
Ao digitalizar o manejo de pesagem e aparte, a fazenda Vera Cruz do Água Limpa, em Britânia (GO), otimizou uma rotina que levava o dia inteiro em uma tarefa de menos de duas horas. Com o sistema da agtech iRancho, a equipe reduziu em 70% o tempo dedicado às atividades, ganhando agilidade e eficiência no trato de quase 500 animais.
Sob a gestão dos irmãos Fábio e Flávio Carneiro, a fazenda utiliza há seis anos software de gestão pecuária. Segundo Fábio Carneiro, a digitalização das operações contribuiu para agilizar processos e reduzir retrabalhos, trazendo mais eficiência à dinâmica no curral.
“Passamos a fazer manejos de pesagem com mais confiança e rapidez, bem como o uso da parte reprodutiva. Antes fazíamos tudo em planilhas de Excel ou anotação à mão, que depois eram transferidas para o computador. Com essa gestão digital, reduzimos o tempo para coleta e análise dos dados e também quase zeramos os erros”, diz Fábio.
Conforme explica Thiago Parente, CEO da iRancho, a solução permite que o pecuarista tenha a fazenda sob seu controle, com tudo mapeado na palma de sua mão. “A tecnologia possibilita ao pecuarista conhecer o seu rebanho individualmente, assim como monitorar o desempenho dentro do ciclo, realizar a gestão financeira da propriedade, controlar o estoque de produtos e insumos, cadastrar máquinas e veículos, gerenciar contatos, entre outras funcionalidades”, elenca.
Voltada para a atividade de ciclo completo, por meio da tecnologia, a fazenda intensificou o uso do sistema na parte de cria, executando manejos reprodutivos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo). Além disso, os animais passaram a ser inseridos no sistema iRancho logo após o nascimento, e não apenas na desmama, como feito anteriormente.
Com essa digitalização da gestão, a fazenda passou a ter um controle preciso e individual dos animais, utilizando brincos eletrônicos e rastreabilidade SISBOV. Assim, a equipe consegue acompanhar todo o ciclo produtivo com mais segurança e confiabilidade, obtendo informações específicas sobre os animais desde o nascimento.