Hub tecnologóico facilita infraestrutura e logística no agronegócio
Postado por Redação em 30/08/2024 em NotíciasSoftware Agroflow conecta sistemas, centraliza e padroniza dados para gestão facilitada da cooperativa Copasul
Diretor da Tecnologia da Bindflow, Lucas Moraes. Foto: Divulgação
A Bindflow, empresa especialista em desenvolvimento de soluções tecnológicas, criou um hub de gerenciamento de sistemas, para atuar em diferentes departamentos da indústria e conseguiu, em 90 dias, solucionar um desafio operacional da Copasul, cooperativa do agronegócio e processamento de insumo até matéria-prima final, localizada no Mato Grosso do Sul.
O Agroflow, nome do software implantado na cooperativa, gerencia o processo desde a entrada de funcionários, caminhões e refinaria, até o processo de ensacamento, seleção e coleta de produtos, sejam grãos, farelos ou outros insumos. Além do controle de pesagens por balanças diferentes, finalizando com a saída e distribuição para o Brasil e fora do país.
Para Lucas Moraes, CIO da Bindflow, a principal mudança com o sistema foi implantar uma padronização inteligente e fluida para todo o processo da Copasul. “A gestão era feita com muito papel, seja no estoque, notas fiscais. Os dados eram trabalhados em diversas planilhas, então a solução foi implantar o hub de agronegócio, para que todo esse gerenciamento tivesse uma cadência e padrão” – explicou.
Uma das funcionalidades do software é o processamento da entrada de um insumo. Ao tomar como exemplo o case da Copasul, desde o momento em que um caminhão chega com determinada matéria-prima é realizado o registro; em seguida, encaminhado para o setor de laboratórios, que desempenha suas funções de controle de qualidade, pesagem, classificação, executados por vários equipamentos e uso das balanças adequadas para os produtos diferentes, de gramas a toneladas.
“Antes, todas essas etapas eram realizadas de forma manual, para depois passar para o sistema. Nosso desafio foi integrar esses dados com precisão, para que não parasse o processo da cooperativa, ou seja, operando mesmo no modo offline, sem a necessidade de uma rede de internet, pois existe um alto fluxo de trabalho, como no período de safra, quando há volume alto de entrada de insumos”, detalhou o CIO.
Rastreabilidade
O software é uma plataforma integradora de dados da ERP. As informações foram automatizadas, armazenadas e unificadas para a visualização de resultados. ”Esse processo acontece desde a parte fiscal, e faz a conexão via rede, interface adaptativa nesse cenário corporativo do agro”, explica Lucas. “Há uma integração dos equipamentos internos e, em um segundo momento, a coleta de informações que são encaminhadas para ERP (sistema de gestão empresarial, para fortalecer processos bem definidos nos departamentos). Ou seja, esse volume de dados são originários de várias cooperativas e depois padronizados para um único ERP”, conta Moraes.
Nesse sistema operado offline, a rastreabilidade é garantida pelo software, mesmo em lugares onde é difícil captar sinais da internet, como silos e armazéns em zonas rurais. “Esse desafio com a Copasul nos permitiu desenvolver uma solução para gestão de logística facilitada, de amplitude dentro do mercado e aplicação em qualquer outro setor, com controle e visão”, concluiu o CIO.