ERPs da Viasoft ganham atualização com foco em gestão assistida por IA
Postado por Redação em 24/07/2025 em NotíciasSoluções aliam tecnologia e IA para atender às especificidades de setores como o agronegócio
Reprodução
O Grupo Viasoft acaba de anunciar uma nova geração de soluções da empresa, que incorpora inteligência artificial às melhores práticas de gestão, permitindo que as plataformas não apenas executem comandos, mas também proponham ações, gerem insights estratégicos e antecipem decisões sem que o usuário precise solicitá-las.
Com a mudança, o ERP deixa de ser uma ferramenta de registro e consulta, para atuar como um copiloto inteligente ao lado de gestores e usuários. “O maior desafio dos gestores não está em reagir ao que já se sabe, mas em enxergar o que ainda está oculto. Embora muitos ainda busquem a inteligência artificial para responder perguntas, o verdadeiro poder da IA está em fazer perguntas — para entender se a empresa está alinhada às melhores práticas de gestão, provocando os gestores a tomar decisões e agir antes que os problemas se manifestem ou as oportunidades sejam desperdiçadas”, explica Fábio Scabeni, CEO do Grupo Viasoft.
Uma nova era da gestão assistida por IA
A atualização atinge soluções como ERP, BI, CRM e HCM, que passam a contar com interfaces conversacionais por texto ou voz, acesso contextualizado a dados em tempo real, sugestões automáticas de ações e alertas preditivos baseados em padrões do próprio negócio. As soluções são capazes, por exemplo, de identificar riscos operacionais antes que o gestor perceba uma anomalia ou sugerir ações corretivas com base em indicadores que ainda não foram consultados.
Os softwares da companhia oferecem práticas de gestão a setores como agronegócio, varejo de materiais de construção e distribuição de combustíveis — enquanto a IA compreende a singularidade de cada empresa, interpreta o momento e atua como parceira na execução, análise e tomada de decisão. O resultado é uma experiência mais inteligente, que reduz a necessidade de treinamentos extensivos e elimina a sobrecarga cognitiva causada por menus complexos ou navegação fragmentada.
As soluções são desenvolvidas por segmento e treinadas com práticas de gestão aplicadas ao longo de mais de três décadas no mercado brasileiro. A inteligência artificial incorporada fornece orientações alinhadas à realidade operacional das empresas.
Além disso, a atualização permite que as empresas desenvolvam e personalizem agentes de IA descentralizando o conhecimento antes retido em pessoas e transformando-o em uma base estruturada, acessível e permanentemente disponível. Esses agentes aprendem com o repertório da organização e passam a atuar como mentores inteligentes, treinados com o conteúdo real da operação.
“Não estamos falando apenas de inovação tecnológica, mas de entregar aos gestores algo inédito: o poder do pensamento híbrido com conveniência e precisão. Se um carro híbrido melhora seu desempenho ao combinar o motor a combustão com um motor elétrico, nossos usuários ganham performance inigualável ao colocar nossas soluções com IA para operar como o motor elétrico do seu próprio cérebro. Não há nada parecido com isso”, conclui Fábio Scabeni, CEO do Grupo Viasoft.