Tecnologia e inteligência de dados fortalecem agricultura diante de desafios climáticos
Postado por Redação em 14/03/2024 em NotíciasFerramentas auxiliam agricultores na adaptação e resiliência contra eventos extremos
Divulgação/Freepik
Diante das mudanças climáticas e dos desafios que estas impõem à agricultura, a adaptação é urgente. É nesse cenário que a tecnologia e a inteligência de dados se mostram como solução para enfrentar a instabilidade no campo, oferecendo aos agricultores ferramentas para enfrentar os desafios crescentes.
Mariana Caetano, CEO da Salva, empresa especializada em inteligência de dados ambientais e climáticos, conta, por exemplo, que o agronegócio gera uma infinidade de dados, porém, os mesmos precisam ser consolidados para que possam efetivamente virar uma ferramenta para a tomada de decisões.
“Ao usar bancos de dados históricos e extrapolar para as ocorrências e cenários de mudanças climáticas usando variáveis como bioma, microclima, altitude e perfis de solo analisados por Inteligência Artificial, é possível mitigar riscos avaliando genéticas mais apropriadas para cada região, cronograma de plantio e o uso de bioinsumos para equilibrar o ecossistema de produção”, conta.
A agricultura de precisão, sistema de gestão que utiliza máquinas modernas e tecnologias, como drones, imagens de satélite, sensores e sistemas de monitoramento, se apresenta também como uma solução para as questões climáticas. Através dessas ferramentas é possível obter dados em tempo real sobre as condições do solo, clima e culturas e utilizar tais insights para auxiliar na tomada de decisões.
Ao adotar essas soluções, os agricultores conseguem melhorar a resiliência de suas práticas agrícolas, maximizando a produção, minimizando os impactos ambientais e contribuindo para a sustentabilidade do setor diante das alterações do clima.