Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Sistema FAEP promove transformação digital nos colégios agrícolas

Postado por Redação em 11/12/2024 em Notícias

Compartilhar:

Iniciativa leva inovação e cria oportunidades para as futuras gerações do campo

Sistema FAEP promove transformação digital nos colégios agrícolas
Reprodução

O Programa Agropecuária 2030, parceria entre o Sistema FAEP e o governo do Estado, completou um ano de atuação nos 26 colégios agrícolas do Paraná. Entre outras ações, a iniciativa oferece módulos (Mecanização Agrícola, Agricultura de Precisão [AP], Drones Agrícolas e Pecuária) sobre tecnologia e inovação na agropecuária para os estudantes, introduzindo conceitos e disciplinas que vão além da grade curricular tradicional. Neste primeiro ano, mais de 7,4 mil alunos passaram pelo programa, totalizando 439 módulos. A parceria se estenderá por mais quatro anos, que podem ser prorrogados.

Além das formações, o Sistema FAEP entregou 530 aparelhos de última geração para os colégios agrícolas, como GPS’s portáteis, GPS’s agrícolas, tablets, amostradores de solo, fluxômetros e termohigroanemômetros, kits de ordenha, de aplicação de agroquímicos e de perdas, drones e penetrômenos de solo. Ao todo, os investimentos na iniciativa somam R$ 3,2 milhões.

"O programa está conectando os alunos às mais modernas tecnologias e conceitos aplicados à agropecuária. Com essa abordagem inovadora, os alunos têm a oportunidade de ingressar na era digital e acompanhar as mudanças no campo, impulsionando o desenvolvimento econômico do Paraná e do Brasil", diz Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

De acordo com Renato Gondin, coordenador técnico dos colégios agrícolas na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), o programa proporciona tecnologia de ponta na formação dos alunos. Ele ressalta, ainda, que a integração promovida pela parceria com o Sistema FAEP tem sido o motor de transformação nas instituições.

Além dos módulos profissionalizantes e dos equipamentos fornecidos, o apoio da entidade possibilitou a reformulação da matriz curricular e o incentivo à iniciação científica e à robótica por meio das categorias do Programa Agrinho voltadas aos colégios agrícolas.

“Por meio da parceria, os alunos têm uma formação profissional integrada, de forma moderna e prática, preparando para as exigências do mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades concretas em áreas em crescimento e relacionadas à tecnologia. Hoje, são mais de 10 mil alunos impactados, direta ou indiretamente, pois o programa transforma toda a comunidade escolar”, avalia Gondin.

Com o Programa Agropecuária 2030, os dirigentes dos colégios agrícolas observaram um aumento no interesse dos alunos em seguir carreira profissional no setor agropecuário e de retornar às propriedades rurais da família. Essa tendência fortalece a sucessão rural, com os jovens trazendo inovações e melhorias para os negócios familiares.

Fomento à tecnologia

O interesse pela tecnologia, especialmente aplicada ao agronegócio e áreas afins, também apresentou um crescimento significativo entre os alunos, conforme destaca Márcio Castelhano, diretor do Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira Costa, em Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Essas parcerias abrem novas oportunidades e complementam a grade curricular com temas tecnológicos. Os alunos estão aproveitando as formações oferecidas pelo programa para aprimorar seus projetos ou até mesmo desenvolver novas ideias. Em 31 anos de escola, nunca vi uma evolução tão incrível, aponta Márcio Castelhano, diretor do Colégio Agrícola de Rio Negro.

 

 

Postado por Redação em 11/12/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.