Feira de drones destaca tecnologias e inovações para o agro
Postado por Redação em 15/03/2024 em AgendaEm termos mundiais, o Brasil se posiciona como o segundo maior mercado no uso de drones para pulverização agrícola
Divulgação/Freepik
A feira DroneShow Robotics 2024, realizada nos dias 21 a 23 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, dará espaço para as principais inovações e tecnologias em drones profissionais no setor do agronegócio e em diversas outras áreas, como Cidades Inteligentes, logística, delivery, defesa, energia, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e segurança, com uma programação de cursos, seminários e fóruns.
A feira contará com a presença das principais marcas de drones do mundo, incluindo nomes como DJI, SenseFly e XAG, além de marcas brasileiras como Xmobots e Speedbird Aero.
A presença dessas marcas não apenas demonstra a importância do mercado brasileiro no cenário global, mas também destaca o crescente interesse das empresas nacionais em oferecer soluções de ponta para diversos setores.
De acordo com a Drone Industry Insights, empresa de consultoria especializada na área, o mercado global de drones deve chegar a US?54,6 bilhões em 2030, com uma taxa de crescimento anual de 7,1%. Este crescimento é impulsionado principalmente pelo uso crescente de drones profissionais em setores como agricultura, florestal, logística e segurança.
É exatamente nesses setores que os drones têm encontrado aplicações inovadoras e altamente eficazes. No caso do agronegócio, o Brasil fica atrás apenas da China na utilização de drones para mapeamento e pulverização, como comenta Emerson Granemann, CEO da MundoGEO, organizadora da feira.
“Os drones para a agricultura são usados para mapear doenças e posteriormente para pulverização. Estima-se que existem hoje no Brasil 12 mil drones realizando este trabalho, é o segundo maior mercado desta aplicação, perdendo só para a China. Mas o potencial é este número aumentar para 50 mil para atender a demanda do agronegócio no Brasil." Conta o CEO.
Segundo ele, para atender esta demanda várias marcas estão atuando no setor. "Existem centenas de prestadores de serviços atuando no meio rural, mas cresce a cada dia o interesse do próprio agricultor em adquirir os drones.” Completa.
Alex Floriano, Gerente de marketing na Eavision, uma das empresas que estará expondo seus equipamentos no evento, falou sobre o impacto dos avanços em tecnologias para drones no Brasil.
“Na Eavision, acreditamos firmemente que o avanço em tecnologias como voo autônomo e sistemas de pulverização inteligente será o catalisador para transformações significativas na agricultura. Especificamente, drones equipados com tecnologias de pulverização avançadas, como nosso inovador Bico Rotativo de Névoa, não pode ser subestimada. Este sistema pioneiro garante uma cobertura uniforme dos dois lados da folha, distribuindo gotículas precisas que variam de 10 a 300 micras. Tal precisão assegura não apenas a máxima eficácia dos defensivos aplicados, mas também promove uma aplicação mais consciente e econômica, minimizando o desperdício e o impacto ambiental."
Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, também expositora no evento, compartilha sua visão em relação ao avanço do mercado de drones no agronegócio.
"O uso de drones na agricultura é uma tendência irreversível que trará grandes benefícios para o setor. As inovações tecnológicas em desenvolvimento como maiores capacidades, maior autonomia, rotas mais inteligentes, sensores e radares modernos, aliados à crescente demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis impulsionam o crescimento desse mercado. A superação dos desafios existentes, como a regulamentação e o custo dos equipamentos, abrirá caminho para a consolidação dos drones como ferramentas essenciais para o futuro da agricultura. Existe uma projeção que o mercado de Drones Agrícolas irá dobrar de tamanho por ano, nos próximos 5 anos."
O evento DroneShow Robotics acontece desde 2015, anualmente em São Paulo. A última edição foi realizada em 2023, com mais de 5.700 participantes de 33 países, 150 palestrantes e 120 empresas na feira.