Agrotools reforça liderança com executivos do setor financeiro digital
Postado por Redação em 11/12/2025 em Troca de CadeiraGaspar Lins é o novo Líder Executivo de Tecnologia e Operações e Rodrigo Amaral assume como Gerente Executivo de Infraestrutura e Segurança da Informação
A Agrotools reforçou o seu time com dois nomes vindos do universo dos bancos digitais. Gaspar Lins, ex-Digio, assume como Líder Executivo de Tecnologia e Operações e Rodrigo Amaral, ex-Banco Original, chega como Gerente Executivo de Infraestrutura e Segurança da Informação.
Lins traz a experiência em transformar sistemas críticos e liderar equipes de alta performance. O executivo tem como missão reestruturar processos, operações e a espinha dorsal tecnológica da empresa. Já Amaral será responsável por garantir resiliência, disponibilidade e segurança às inovações que sustentam o novo momento da companhia.
De acordo com a empresa, essa movimentação faz parte do novo marco da trajetória da empresa: a consolidação do Agrotools 5.0, que tem o objetivo de transformar o setor agro. O termo se conecta ao conceito de uma etapa de transformação tecnológica e cultural, que vai além da automação e da digitalização, para incluir inteligência artificial, conectividade avançada, sustentabilidade e foco no humano.
No contexto do agronegócio, se posiciona como uma resposta às grandes pressões e tendências globais: sustentabilidade e compliance, dados em escala massiva, integração sistêmica, segurança alimentar e centralidade do fator humano. Fato que pode ser corroborado pelos dados da Statista, que revelam que o mercado global de IA análise preditiva no setor pode atingir US$ 4,7 bilhões até 2028.
A Agrotools 5.0 marca não apenas uma atualização tecnológica, mas a construção de um alicerce sólido que permitirá ao agro operar no mesmo nível de confiabilidade e inovação já visto nos mercados financeiros digitais – agora aplicado a uma cadeia produtiva que movimenta bilhões e impacta diretamente a segurança alimentar mundial.
“A chegada de Gaspar e Rodrigo simboliza a união entre a confiabilidade do setor financeiro digital e a potência do agronegócio. Essa combinação nos permite entregar soluções ainda mais robustas, sustentadas por dados confiáveis, processados em tempo real, com inteligência artificial integrada e prontas para responder às novas demandas globais”, afirma Sergio Rocha, fundador e CEO da Agrotools.
Com esse movimento, a Agrotools se prepara para o desenvolvimento de uma nova geração de soluções em gestão de risco, sustentabilidade, financiamento climático, inteligência territorial e IA aplicada ao agro em grande escala. Com isso, as ferramentas serão idealizadas com escalabilidade, segurança e maturidade operacional desde a origem. A estratégia se conecta diretamente à visão de longo prazo da empresa: crescer de forma sustentável, com impacto global e contribuindo para um agronegócio mais inteligente, conectado e resiliente.
“O setor ainda enfrenta desafios como fragmentação de dados, falta de integração entre sistemas e necessidade crescente de velocidade e segurança em proporção global. Nosso propósito é superar essas barreiras, com inteligência artificial embarcada, governança de ponta e uma base tecnológica segura”, complementa o CEO.
Crescimento sólido
Fundada em 2006, a empresa completou 18 anos em 2024 e registrou crescimento de 35% no faturamento. Além disso, também aumentou 50% o volume de territórios analisados, chegando a 2 milhões de territórios cadastrados - confirmando sua posição de liderança, sendo responsável pelo maior banco de dados dedicado ao agronegócio no mundo - abastecido pelo cruzamento de imagens espaciais, inteligência de dados e outras informações captadas em campo.
Com essa vasta base de informações, a agtech realiza mais de 300 mil análises por dia para conectar as empresas que se relacionam com o agro, ao que acontece no campo.
A expansão dos negócios é resultado da diversificação da carteira de clientes, fortalecimento da atuação em mercados internacionais com destaque para os EUA e Europa, onde a nova legislação ambiental (EUDR) aumenta a demanda por soluções de rastreabilidade e monitoramento, além da ampliação do portfólio, como o como o ScoreCAR, criado em parceria com o Imaflora.








